A Extensão Universitária é um dos pilares da atividade acadêmica, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. É um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade (i.e. administração pública, empresas privadas e instituições sem fins lucrativos). Se você quiser saber mais a respeito, acesse o site da PROEXT (Pró-Reitoria de Extensão).
As diretrizes da extensão universitária são:
Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
Impacto na formação do estudante;
Impacto e transformação social;
Interação dialógica;
Interdisciplinaridade;
Interprofisionalidade.
Um programa de extensão é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, de caráter orgânico-institucional e com atuação preferencialmente interdisciplinar, integrado a atividades de pesquisa e de ensino, com clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio ou longo prazo. Se você quiser saber mais a respeito, leia o modelo de orientações para escrita de programas de extensão no SIGAA.
Um projeto de extensão é um conjunto de ações processuais e contínuas, de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado para sua execução, podendo ser vinculado ou não a um Programa de Extensão. Se você quiser saber mais a respeito, leia o modelo de orientações para escrita de projetos de extensão no SIGAA.
Um curso de extensão é um conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, presencial e/ou a distância, planejados e organizados de maneira sistemática, com corpo docente, carga horária e processo de avaliação definidos. Se você quiser saber mais a respeito, leia o modelo de orientações para escrita de cursos de extensão no SIGAA.
Eventos de Extensão são ações de interesse acadêmico, de cunho educativo, tecnológico, social, científico, artístico-cultural e esportivo (como encontros, congressos, ciclos de palestras, jornadas, fóruns, exposições, recitais, seminários, mostras, mesas-redondas, festivais etc.), com carga horária mínima de 4 horas, que objetivem desenvolver, ampliar e divulgar conhecimentos produzidos ou reconhecidos pela UFPE. Se você quiser saber mais a respeito, leia o modelo de orientações para escrita de eventos de extensão no SIGAA.
Serviços de extensão são ações que abrangem as atividades fundamentadas em habilidades técnicas com transferência de conhecimento gerado e instalado no interior da universidade, e quando há interesse acadêmico e envolvimento de docentes, discentes e/ou técnicos administrativos em educação. Se você quiser saber mais a respeito, leia o modelo de orientações para escrita de serviços de extensão no SIGAA.
Os projetos de extensão denominados de pré-acadêmicos são compostos de ações processuais e contínuas, de caráter educativo, social, cultural e científico, com objetivo de contribuir com a formação de estudantes oriundos do Ensino Médio para o ingresso na educação superior. Se você quiser saber mais a respeito, leia o modelo de orientações para escrita de projetos pré-acadêmicos de extensão no SIGAA.