Aqui você encontra todas as Ações de Extensão do Centro de Informática, catalogadas por ano e por status.
2025
Em execução
Resumo
A segunda edição do projeto de extensão intitulado "CInBora Impactar", referente ao semestre letivo de 2025.2, é uma iniciativa que visa promover a interação entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a comunidade por meio da colaboração com o Projeto Bora Impactar, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife. Destinado aos alunos da disciplina de Desenvolvimento de Software do curso de Sistemas de Informação (2025.2), o projeto oferece uma oportunidade prática para que os estudantes desenvolvam soluções de software que atendam às necessidades de Organizações da Sociedade Civil (OSC/ONGs) e projetos sociais locais. Com foco na aplicação de habilidades técnicas em contextos reais, o "CInBora Impactar" busca não apenas aprimorar as competências dos discentes, mas também gerar um impacto social positivo, fortalecendo as atividades e a capacidade operativa das organizações parceiras do Recife. Ao promover essa interação, o projeto reforça a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e comprometidos com a transformação social.
Coordenação
Kiev Santos da Gama
kiev@cin.ufpe.br
Resumo
O projeto permitirá uma imersão prática em projetos aplicados em parceria com a empresa Accenture Recife, envolvendo problemas reais e desenvolvimento de software usando tecnologias da computação quântica inteligente. Terá como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência prática em seu campo de estudo, unindo teoria e aplicações diretas à indústria. Com a colaboração da Accenture, serão abordados desafios de classificação e regressão, impulsionando a criação de soluções inovadoras por meio da computação quântica. Durante a imersão, os bolsistas terão a oportunidade de desenvolver protótipos viáveis, fortalecendo seu portfólio e preparando-os para o mercado tecnológico. O projeto prioriza a inclusão e diversidade, assegurando que 50% das vagas sejam destinadas a mulheres e pessoas negras, visando corrigir desigualdades de acesso à educação tecnológica. Além de estimular o avanço da tecnologia quântica, espera-se que as soluções desenvolvidas agreguem valor ao mercado e incentivem a inovação em setores estratégicos. Com a expectativa de gerar publicações acadêmicas e um impacto social significativo, o projeto contribuirá para a formação de uma rede qualificada de profissionais em computação quântica no Brasil, consolidando a UFPE como um centro de excelência na área.
Coordenação
Fernando Maciano de Paula Neto
fernando@cin.ufpe.br
Resumo
Um Hackathon é um evento colaborativo, geralmente de curta duração (de algumas horas a poucos dias), em que pessoas com diferentes habilidades — como desenvolvedores, designers e gestores — se reúnem para criar soluções inovadoras, protótipos ou projetos de software de forma intensiva e criativa. O Vibe Hack é um hackathon que adotará o conceito emergente de Vibe Coding — uma forma de programação que utiliza inteligências artificiais (IA) como assistentes criativos, permitindo a geração de código a partir de comandos em linguagem natural. Destinado a estudantes da UFPE, principalmente do Centro de Informática, mas aberto a estudantes de outros centros e de todas as áreas, o evento visa proporcionar um ambiente colaborativo e inclusivo, onde participantes de todos os níveis de habilidade se unem para criar soluções tecnológicas de forma intuitiva e expressiva. O Vibe Hack é um espaço para experimentar, aprender e cocriar software.
Coordenação
Kiev Santos da Gama
kiev@cin.ufpe.br
Resumo
O projeto proposto tem como finalidade a preparação de questões práticas e teóricas, a resolução de provas anteriores e a elaboração de material didático para a Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI). Esta competição, organizada pelo PET-Informática em colaboração com o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é direcionada a estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e ao primeiro ano do ensino superior de instituições públicas e privadas no estado de Pernambuco. O principal objetivo da OPEI é despertar e fortalecer o interesse dos jovens na área de informática, proporcionando uma experiência educacional que envolve a resolução de problemas por meio de conceitos computacionais. A competição é estruturada em duas modalidades: Teórica, que abrange questões de matemática e lógica, e Prática, que apresenta desafios de programação, adaptando-se aos diferentes níveis de escolaridade dos participantes. Com as atividades propostas, a OPEI busca estimular o raciocínio lógico-matemático, introduzir técnicas de programação, identificar novos talentos em computação e promover um ambiente de competição saudável. Assim, a OPEI não só enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também contribui para a formação de uma nova geração de profissionais qualificados na área da tecnologia.
Coordenação
Robson do Nascimento Fidalgo
rdnf@cin.ufpe.br
Resumo
O projeto "EnvelheSER Digital: Inclusão e Letramento em Computação para Idosos" visa proporcionar uma educação inclusiva e transformadora para a população idosa, abordando habilidades digitais básicas e avançadas, por meio de uma abordagem pedagógica personalizada e interdisciplinar. Em um contexto onde o acesso e a proficiência nas tecnologias digitais são cada vez mais essenciais para a participação plena na sociedade contemporânea, este projeto pretende diminuir a lacuna digital que ainda segrega os idosos. O projeto será realizado nas instalações do UNATI. O foco do "EnvelheSER Digital" é criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante, onde os idosos possam desenvolver competências em computação, desde o uso básico de dispositivos eletrônicos e navegação na internet, até a utilização de ferramentas de comunicação digital e redes sociais. Além disso, o projeto incluirá tópicos como segurança e direitos digitais e cidadania ativa na era digital. Em resumo, o projeto Por meio de oficinas práticas, aulas interativas, mentorias personalizadas e atividades colaborativas, os participantes são encorajados a explorar as potencialidades oferecidas pela tecnologia, promovendo a autonomia, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida. O projeto será apoiado por um grupo de estudantes universitários, professores e especialistas em tecnologia e educação, promovendo uma troca intergeracional de conhecimentos e experiências. Dentre os métodos pedagógicos utilizados estão estratégias de ensino ativo, que incentivam os participantes a aplicarem seus novos conhecimentos em situações do cotidiano. Espera-se que ao final do projeto, os participantes não só tenham adquirido novas habilidades técnicas, mas também tenham ampliado suas redes de suporte e interação social, promovendo um envelhecimento ativo e participativo. Além disso, almeja-se que eles se tornem cidadãos digitais mais conscientes e engajados, com acesso pleno aos benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais, e que compartilhem suas aprendizagens com suas comunidades, contribuindo assim para a formação contínua de profissionais da educação e a transformação social rumo a uma sociedade mais inclusiva e conectada.
Coordenação
Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
pcart@cin.ufpe.br
Resumo
O projeto de extensão "Visita ao CIn: uma experiência com a Computação", desenvolvido no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), propõe uma aproximação entre estudantes de diferentes níveis de ensino (fundamental, médio e superior) com as áreas de estudo e atuação da computação. Reconhecendo a complexidade da escolha profissional, especialmente no contexto do Ensino Médio, o projeto busca proporcionar experiências significativas que contribuam para a definição de trajetórias profissionais. As visitas ao CIn contam com a participação de estudantes da graduação, que lideram as atividades, promovendo diálogos sobre as diversas possibilidades de carreira na área da computação, destacando a importância da formação acadêmica, das oportunidades de pesquisa e inovação, bem como as contribuições da tecnologia para a sociedade. Além de fomentar a escolha consciente de carreira, o projeto visa a inclusão do público feminino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As atividades promovem, ainda, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, sendo essenciais para a formação de cidadãos críticos e atuantes, além de fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade.
Coordenação
Patrícia Maria Serrano Barbosa Mergulhão
patricia.mergulhao@ufpe.br
Resumo
O Programa EMBRAPII tem como objetivo a capacitação de alunos(as) vinculados aos Projetos do Programa, usando processos de capacitação que privilegiem práticas do tipo hands-on e abordagens Project Based Learning ou Problem Based Learning (PBL). Esses alunos(as) podem estar em qualquer nível da Universidade (ex. graduação, especialização, mestrado, doutorado, outros), objetivando sua futura atuação em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação no setor industrial, dentro da respectiva área de conhecimento da unidade. A capacitação envolve a colaboração entre docentes da UFPE, discentes de graduação, mestrado e doutorado, tutores PBL e as empresas clientes. Os membros dos times de projetos de inovação tecnológica trabalharão juntos para solucionar problemas reais que podem ser abordados por meio de projetos interdisciplinares baseados em PBL, com interações frequentes com profissionais externos ao ambiente de aprendizagem. Os problemas-alvos dos projetos serão resolvidos ao longo de ciclos de aprendizagem gerenciados pelo Time de Tutoria PBL, integrantes deste projeto de extensão inovadora. A ação será realizada nas instalações da UFPE e/ou de forma remota, e se destina aos estudantes captados para os times dos projetos sob gestão do time de Tutoria PBL, durante um período previsto de 12 meses. Este projeto de extensão visa fortalecer o desenvolvimento de competências nos estudantes, alinhando o ensino, a pesquisa e a extensão de forma a criar uma experiência educacional mais enriquecedora e relevante para todos os envolvidos.
Coordenação
Simone Cristiane dos Santos Lima
scs@cin.ufpe.br
Resumo
A formação proposta é uma iniciativa estratégica do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e da Accenture IT para capacitar profissionais e estudantes em tecnologias emergentes aplicadas ao setor produtivo alinhadas às demandas da indústria 4.0. O curso está estruturado em duas fases: uma fase introdutória (2 meses), no Centro de Informática da UFPE com foco na fundamentação teórica e prática sobre Aprendizado de Máquina (ML), Inteligência Artificial (AI) e frameworks modernos como o Nvidia Learning Kit e no-code AI; e uma extensão tecnológica (4 meses), com imersão prática dos participantes nas instalações da Accenture IT em projetos aplicados utilizando problemas reais do setor industrial como ponto de partida.
Coordenação
Cleber Zanchettin
cz@cin.ufpe.br
Resumo
O curso de extensão intitulado "Curso Introdutório de Computação Quântica Inteligente", oferecido pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com a empresa Accenture Recife, tem como objetivo introduzir os conceitos e práticas essenciais da computação quântica e de sua aplicação inteligente. Com uma carga horária total de 52 horas, o curso será realizado de 07 de abril a 02 de junho de 2025, em formato online síncrono nas segundas-feiras e com atividades híbridas nas quartas e quintas- feiras. Destinado a 30 alunos matriculados em cursos de graduação nas áreas de computação, engenharias, matemática e física, o curso enfatiza o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas em tópicos como qubits, operadores, circuitos quânticos, algoritmos variacionais, treinamento de circuitos e sistemas quânticos abertos. Também será abordado o projeto final de curso, onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos. O curso comunica um forte compromisso com a inclusão, reservando 50% das vagas para candidatas mulheres ou para pessoas autodeclaradas negras, estimulando a diversidade no ambiente acadêmico e no campo da tecnologia. Os dez melhores alunos terão a oportunidade de participar de uma imersão de aprendizado na Accenture, onde receberão uma bolsa mensal de R$700,00 durante quatro meses, potencializando sua formação e inserção no mercado de trabalho. Por meio dessa iniciativa, almeja-se não apenas a capacitação técnica dos participantes, mas também a promoção de um impacto social positivo, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e conscientes da importância da diversidade e da inclusão na área tecnológica.
Coordenação
Fernando Maciano de Paula Neto
fernando@cin.ufpe.br
Resumo
O presente projeto de extensão tem como objetivo a capacitação dos desenvolvedores do Instituto SiDi no desenvolvimento de aplicações Windows por meio do domínio do framework C++/WinRT, visando complementar suas competências em programação C# .NET para atender à crescente demanda por software de alto desempenho. Com uma carga horária total de 75 horas, o curso é estruturado em 11 módulos, distribuídos em 5 horas semanais, e será desenvolvido em um formato híbrido (presencial e online) para atender cerca de 60 alunos nas localidades de Recife e Campinas. O treinamento englobará uma revisão de C++ Moderno, introdução ao C++/WinRT, criação e consumo de componentes WinRT, programação assíncrona e concorrência, interface de usuário com WinUI 3, bibliotecas dinâmicas e modularização, interoperabilidade avançada, integração de códigos C# e C++, boas práticas e otimização, assim como uma introdução à computação gráfica e gráficos com DirectX. O curso será ministrado por um professor do Centro de Informática da UFPE (CIn/UFPE), além do suporte de até 3 monitores, que promoverão um ambiente de aprendizado dinâmico. Com uma forte ênfase na aplicação prática dos conceitos abordados, serão propostas atividades práticas que permitirão aos alunos um acompanhamento contínuo e a autoavaliação de seu progresso. O projeto, ao integrar conhecimento acadêmico e necessidades do mercado, contribui para o desenvolvimento profissional dos participantes e promove a modernização dos produtos da empresa, preparando-a para a migração para o Windows SDK com WinUI3. Dessa forma, o projeto enfatiza a importância da interação entre a universidade e o setor produtivo, refletindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Coordenação
Juliano Manabu Iyoda
jmi@cin.ufpe.br
Resumo
Este projeto tem como proposta a criação de um canal de comunicação inovador e relevante que articula a produção acadêmica e as iniciativas do CIn com a sociedade externa. O projeto visa a produção e divulgação de oito episódios de podcast ao longo de um ano letivo, distribuídos em duas temporadas com quatro episódios cada. Cada episódio contará com a participação de convidados externos, abordando temas que reflitam as atividades e os impactos do Centro de Informática na comunidade. A equipe será dividida em grupos com funções específicas, incluindo Host, Produtor e Editor, que trabalharão de forma colaborativa para garantir a qualidade das produções. A iniciativa busca fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, promovendo diálogos significativos e contribuindo para a disseminação do conhecimento gerado no CIn.
Coordenação
Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
filipe.calegario@ufpe.br
Resumo
A gestão de processos de negócio, do inglês Business Process Management (BPM), desempenha um papel crucial no mundo dos negócios contemporâneos, oferecendo às organizações a capacidade de entender, analisar e otimizar seus processos internos de maneira eficaz. Através do ensino de BPM, profissionais e estudantes adquirem uma compreensão sobre como os processos de trabalho podem ser projetados, implementados, monitorados e aprimorados continuamente para alcançar eficiência operacional e excelência em serviço. Esta disciplina não só facilita a inovação e a flexibilidade em ambientes de negócios que estão sempre mudando, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, onde a tomada de decisão baseada em dados se torna a norma. Ao capacitar alunos de graduação em conhecimentos e habilidades em BPM, estamos preparando organizações para serem mais adaptáveis, competitivas e capazes de responder às demandas do mercado com agilidade. Portanto, o ensino de BPM é indispensável para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada que pode liderar a transformação organizacional e impulsionar o sucesso sustentável. O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo deste projeto de extensão é promover o ensino de gestão de processos de negócio por meio do método de Aprendizagem Baseada em Problemas aplicado em projetos priorizados por instituições parceiras. Neste projeto de extensão, os alunos matriculados na disciplina de Gestão de Processos de Negócio (GPN) do semestre 2024.1 serão divididos em times sendo cada time responsável pela condução de um projeto com uma instituição parceira. No projeto, os times aplicarão o conteúdo da disciplina de GPN realizando atividades de entendimento do problema, modelagem do processo atual, análise do processo de negócio, modelagem do processo proposto, proposta de indicadores para monitoramento do processo e desenvolvimento de um plano de implantação da solução proposta. Este projeto é conduzido de forma integrada com as disciplinas de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE) todas do 4o período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e envolve uma apresentação de kickoff e duas apresentações de status report com as entregas parciais do ciclo em avaliação. Ao final da disciplina, uma apresentação final é realizada reportando todo o processo de construção da solução. Em todas as apresentações, participam os alunos, os professores das três disciplinas e os representantes das instituições parceiras.
Coordenação
Jéssyka Flavyanne Ferreira Vilela
jffv@cin.ufpe.br
Resumo
O número de mulheres presentes nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Math - STEM) é bem inferior ao número de homens. Em muitos casos, as mulheres acreditam que não pertencem às áreas de STEM. Em outros casos elas ingressam em uma das áreas de STEM e pouco tempo depois desistem, muitas vezes por ser um ambiente que ainda é dominado por homens. É preciso estudar esse fenômeno nas mulheres em fase de escolher a carreira que querem seguir e também quando essas mulheres já escolheram a carreira em uma das áreas de STEM. Além dessa compreensão, é preciso realizar ações que promovam a atração de mulheres para cursos de nível técnico ou superior nas áreas de STEM e ações que motivem as mulheres a permanecer nesses cursos e a continuar na carreira de STEM. Este projeto será executado por um grupo de mulheres denominado CINTIA (CIêNcia e Tecnologia da Informação com elAs), formado por professoras e alunas dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa qualitativa sobre o fenômeno da baixa procura e alta evasão por parte de mulheres aos cursos nas áreas de STEM. Ações serão realizadas com estudantes do ensino médio da região metropolitana do Recife. Haverá uma avaliação do impacto das ações nas escolhas das estudantes em relação à carreira profissional que elas desejam seguir.
Coordenação
Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
ctlls@cin.ufpe.br
Resumo
Este projeto visa promover o desenvolvimento integral dos estudantes do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) por meio da formação em programação competitiva, transcendentando a mera aquisição de habilidades técnicas de programação. Através da participação em competições renomadas, como o ICPC (International Collegiate Programming Contest), o projeto busca aprimorar não apenas a capacidade de abstração e resolução de problemas dos discentes, mas também fortalecer habilidades comportamentais essenciais, como trabalho em equipe e gestão de prazos. Inicialmente, o foco será a participação ativa dos estudantes em competições de programação, seguido pela organização de iniciativas locais que integrem diferentes instituições de ensino superior (IESs). Com um cronograma de dois anos para sua execução, espera-se um aumento significativo no engajamento e na participação dos estudantes do CIn-UFPE e de outras IESs, tanto em competições locais quanto em competições nacionais e internacionais, contribuindo para a formação de profissionais mais completos e preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Coordenação
Gustavo Henrique Porto de Carvalho
ghpc@cin.ufpe.br
Resumo
A Apple Developer Academy | UFPE é um programa de extensão que visa formar desenvolvedores de classe mundial no ecossistema Apple. Voltado para estudantes de graduação da UFPE, o programa se fundamenta na metodologia de Aprendizado Baseado em Desafios, incentivando os participantes a identificar problemas reais e desenvolver soluções tecnológicas inovadoras. Os estudantes são inseridos em um ambiente multidisciplinar, onde adquirem competências técnicas em programação, design e empreendedorismo, ao mesmo tempo que desenvolvem soft skills essenciais, como criatividade, comunicação e trabalho em equipe. Ao longo das oficinas práticas, os alunos enfrentam mini-desafios e culminam sua participação propondo um grande desafio—um projeto que busque resolver um problema real com potencial de impacto positivo na sociedade. A formação proporcionada pela Academy capacita os estudantes a compreender o contexto em que estão inseridos, identificar oportunidades, conceber e executar soluções inovadoras, e comunicar efetivamente seus resultados, tornando-os aptos a atuar como empreendedores, agentes transformadores em empresas, ou promotores de mudança dentro da própria UFPE.
Coordenação
Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
dcampelo@cin.ufpe.br
Resumo
As Artes da Espada - Aikido, Kendo e Tenchi Tessen 1. Contextualização e Justificativa: O projeto "As Artes da Espada: Aikido, Kendo e Tenchi Tessen" busca promover o desenvolvimento pessoal e a integração corpo-mente por meio da prática de artes marciais tradicionais japonesas. Com raízes no kenjutsu, essas artes oferecem mais do que apenas técnicas de combate, mas também caminhos espirituais e filosóficos que guiam o praticante em sua evolução física e mental. A prática dessas artes visa, assim, a melhoria da qualidade de vida dos participantes, ao mesmo tempo em que preserva e divulga tradições culturais valiosas. O projeto se justifica pelo impacto positivo dessas práticas na saúde física e mental dos praticantes e pelo potencial de integração entre a universidade e a comunidade externa. 2. Objetivo Geral: O objetivo principal do projeto é difundir as artes marciais japonesas Aikido, Kendo e Tenchi Tessen, promovendo o bem-estar físico, mental e espiritual dos praticantes, ao mesmo tempo em que preservam e divulgam os valores culturais e históricos dessas tradições. A arte da espada japonesa, conhecida como kenjutsu , remonta ao período feudal do Japão, sendo uma das mais tradicionais e respeitadas formas de combate desenvolvidas no país. Com raízes que datam de mais de mil anos, esta arte foi não apenas um método eficaz de guerra, mas também um caminho espiritual para aqueles que a praticavam. O kenjutsu engloba uma série de técnicas e princípios que serviram como fundação para várias artes marciais modernas, incluindo aikido , kendo , iaido e tessen , que incorporam os princípios de manejo da espada em suas práticas, mesmo sem sempre usarem armas de forma direta. 2.1 Kenjutsu e sua Origem Histórica A história da espada japonesa, ou katana , está diretamente ligada ao desenvolvimento do kenjutsu. Durante o período Heian (794-1185), a katana começou a ser moldada em sua forma icônica, com uma lâmina curva, sendo projetada para maximizar a eficiência em combate. À medida que o Japão se aproximava de uma era de constantes guerras civis, particularmente durante o período Muromachi (1336-1573) e o Sengoku Jidai (1467-1603), o kenjutsu passou a ser cada vez mais refinado e central no treinamento dos guerreiros samurais. Entre os fundadores e mestres mais notáveis, destaca-se Miyamoto Musashi (1584-1645), que é amplamente considerado um dos maiores espadachins da história do Japão. Musashi fundou o estilo Niten Ichi Ryu , que enfatizava o uso de duas espadas simultaneamente. Seu legado foi perpetuado através de seu livro "O Livro dos Cinco Anéis" ( Go Rin no Sho ), que se tornou um manual não só de estratégia militar, mas também de filosofia e princípios aplicáveis em diversas áreas da vida. Para Musashi, a espada era tanto uma ferramenta de guerra quanto um meio de iluminação espiritual (Wilson, 2004). Outros estilos tradicionais incluem o Kashima Shinto Ryu e o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu , ambos desenvolvidos no século XV e ainda praticados até os dias de hoje. Esses estilos focam na combinação de técnicas de espada, táticas de combate e princípios espirituais. Como destaca Bodiford (1999), essas escolas antigas de kenjutsu ajudaram a moldar o caminho para as artes marciais que viriam a seguir, influenciando diretamente a fundação do aikido, kendo, iaido e tessen. 2.2 Princípios Filosóficos e Espirituais A prática da espada no Japão nunca foi apenas uma questão de técnica marcial. Desde sua concepção, o kenjutsu foi fortemente influenciado pelo Zen budismo, que foi introduzido no Japão no século XIII. O Zen ensina a importância do "não-movimento" (ou ausência de intenção consciente), a "vacuidade" (em japonês, mushin ) e o foco total no momento presente. Esses princípios espirituais foram integrados no treinamento de espada, criando uma disciplina onde a mente e o corpo deviam estar perfeitamente alinhados. Para os praticantes de kenjutsu, o combate com a espada não se tratava apenas de derrotar o oponente, mas de alcançar um estado de clareza mental e autocontrole absolutos. Yamamoto Tsunetomo , um samurai do século XVII e autor do Hagakure , descreve a espada como um meio de realização espiritual, na medida em que a superação do medo da morte é essencial para o domínio da arte (Tsunetomo, 2002). 2.3 Influência no Aikido O aikido , fundado por Morihei Ueshiba no início do século XX, é uma das artes marciais que mais diretamente derivam dos princípios do kenjutsu. Ueshiba foi treinado em várias artes marciais, incluindo o kenjutsu, e adaptou muitos dos movimentos de espada para a prática de mãos vazias do aikido. Como destaca Pranin (2010), muitos dos movimentos circulares e fluidos do aikido podem ser vistos como transposições dos cortes e defesas usados no kenjutsu. Além disso, o conceito de "não resistência", central no aikido, também tem suas raízes na filosofia do kenjutsu e do Zen, onde se busca neutralizar o ataque do oponente com o mínimo de esforço, direcionando a força ao invés de confrontá-la diretamente. O aikido, portanto, exemplifica o ideal do kenjutsu de vencer sem lutar, utilizando o poder mental e espiritual tanto quanto a técnica física. 2.4 Kendo e a Prática Competitiva da Espada Enquanto o kenjutsu era amplamente utilizado para o combate real, o kendo evoluiu como uma forma esportiva e competitiva, enfatizando a disciplina e o controle mental. Fundado no final do século XIX, o kendo adotou o uso de espadas de bambu (shinai) e armaduras protetoras para permitir combates seguros. No entanto, o kendo manteve o espírito e muitos dos princípios do kenjutsu, como o foco em cortes decisivos e o desenvolvimento do caráter por meio da prática (Noma, 1986). Kendo é um tipo de competição atlética na qual os praticantes vestem bogu (armadura protetora) e usam shinai (espadas de bambu) para golpear uns aos outros. No entanto, kendo é um budo (caminho marcial) que visa forjar a mente e o corpo dos praticantes e facilitar o desenvolvimento do caráter por meio de keiko (prática) contínuo (Disponível em: https://www.kendo-fik.org/kendo. Acesso em: 26 set. 2024.). Atualmente, no âmbito mundial, o kendo é organizado e regulado pela FIK (Federação Internacional de Kendo. Anteriormente chamada de IKF, foi fundada em 1970 e é composta por federações nacionais que representam exclusivamente seu país/região no kendo. Na época de sua fundação, 17 países/regiões eram filiados à FIK. Em julho de 2024, 64 países/regiões eram filiados à FIK. No Brasil, a entidade ligada à FIK é a CBK (Confederação Brasileira de Kendo), responsável por promover o kendo no país e realizar campeonatos e exames. Em Recife, a entidade ligada à CBK é a Associação de Kendo do Recife (AKR). O campeonato mundial de kendo (WKC) é organizado pela FIK e é a maior competição internacional de kendo do mundo. O primeiro WKC foi realizado em Tóquio, Japão, em 1970, e é realizado a cada três anos entre os países membros e regiões da FIK. O WKC começou apenas com as provas de Equipe Masculina e Individual Masculino, mas em 1997 começaram as provas de Equipe Feminina e Individual Feminino. Os praticantes de kendo treinam não apenas para a proficiência técnica, mas também para cultivar o kihaku (espírito marcial). Como enfatizado por D. T. Suzuki (1996), o kendo, como o kenjutsu, exige uma combinação de força física e espiritual. A vitória não é apenas uma questão de habilidade técnica, mas de manter a serenidade e o foco sob pressão. 2.5 Iaido e a Perfeição do Corte Outra arte marcial intimamente ligada ao kenjutsu é o iaido , que se concentra na execução perfeita do saque e corte com a katana em uma única ação fluida. Fundado por Hayashizaki Jinsuke Shigenobu no final do século XVI, o iaido é mais um exercício espiritual do que um método de combate prático. Cada movimento é executado com precisão, e o praticante deve se concentrar na perfeição da forma e na presença mental, conceitos derivados do Zen (Draeger, 1983). O iaido, assim como o kenjutsu, incorpora a ideia de que o controle sobre si mesmo e sobre o adversário deve ser alcançado sem hesitação ou esforço excessivo. Essa prática está diretamente ligada à busca pela "mente vazia", um estado em que o espadachim reage instintivamente, sem interferência consciente. 2.6 Tenchi Tessen: A Arte do Leque de Guerra O tessen , ou leque de guerra, é uma arte menos conhecida, mas igualmente influenciada pelos princípios do kenjutsu. O tessen foi utilizado por samurais em situações onde o porte de espadas era proibido, ou em ambientes fechados. A habilidade de manusear o leque como uma arma mortal demonstra como os princípios do kenjutsu podiam ser adaptados a diferentes ferramentas e situações. Assim como no kenjutsu, o praticante de tessen deve ser rápido, preciso e capaz de reagir sem hesitação. Embora seja uma arma menos convencional, os princípios de corte e bloqueio do tessen estão profundamente enraizados nas técnicas de espada. O Tenchi Tessen, criado pelo Mestre Kenjiro Stobbaerts, é uma arte marcial que combina elementos tradicionais do tessenjutsu (a arte de combate com o leque de guerra) com princípios de meditação e práticas espirituais orientais. Stobbaerts, um mestre em várias disciplinas marciais, desenvolveu o Tenchi Tessen com base em sua profunda compreensão das artes japonesas e chinesas, incluindo o aikido e o kenjutsu. O nome "Tenchi", que significa "céu e terra", reflete o equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como a conexão entre o universo físico e espiritual que permeia essa prática. No Tenchi Tessen, o leque serve não apenas como uma arma, mas como um instrumento de autodescoberta e harmonia, integrando movimentos fluídos, concentração mental e princípios de não resistência. O objetivo é, portanto, não apenas o combate, mas o cultivo de um estado de presença e serenidade. Em suma, a espada japonesa e sua arte, o kenjutsu, são fundamentais não apenas como métodos de combate, mas também como disciplinas filosóficas que moldaram o espírito marcial japonês. Artes modernas como aikido, kendo, iaido e tessen devem grande parte de sua essência e princípios ao kenjutsu, que continua a ser uma fonte de estudo tanto para sua aplicação prática quanto para o desenvolvimento espiritual. Objetivos Específicos: 1. Introduzir e ensinar as técnicas e a filosofia dessas artes marciais. 2. Promover a integração entre os participantes através de seminários e eventos que ampliem o conhecimento histórico e cultural. 3. Estimular a prática regular para o desenvolvimento físico e mental contínuo. 4. Ampliar o alcance do projeto, integrando novos alunos e ampliando a visibilidade por meio de redes sociais e eventos. 5. Contribuir para a formação de uma comunidade de praticantes comprometida com o desenvolvimento pessoal e coletivo. Metodologia: O projeto será executado em fases, começando pela identificação e avaliação dos grupos-alvo. Em seguida, serão implementados treinos regulares, que incluirão tanto técnicas de base quanto mais avançadas, envolvendo o uso de armas tradicionais como bokken, jo, tanto, shinai e o leque. Os treinos ocorrerão inicialmente no Clube Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além dos treinos, serão realizados encontros e seminários semestrais para discutir a história, a filosofia e as técnicas das artes envolvidas com práticas em aulas. A participação dos alunos será fundamental em todas as etapas, desde os treinos até a organização e divulgação de eventos. Período de Realização: O projeto será realizado de janeiro de 2025 a Dezembro de 2025, com treinos semanais e seminários semestrais. Composição da Equipe de Execução: A equipe será composta por instrutores especializados nas diferentes modalidades: Aikido, Kendo e Tenchi Tessen. Entre os colaboradores, destacam-se Antonio Soares Cavalcanti (Aikido), Hilka Maria da Silva Costa (Tenchi Tessen), ambos pós- graduados em Educação Física e filiados à Associação de Budo Brasil-Portugal, e Luis Neto (Kendo) filiado a Associação de Kendo do Recife (AKR). A coordenação geral ficará a cargo do Prof. Ricardo Martins de Abreu Silva do Centro de Informática da UFPE, responsável pela implementação e pela direção do projeto. Parcerias Internas e Externas: O projeto contará com o apoio interno da secretaria de comunicação do CIn-UFPE. Externamente, haverá a colaboração da Associação de Budo Brasil-Portugal (ABBP) e da Associação de Kendo do Recife (AKR), além de parcerias com outras instituições nacionais, tais como o dojo de aikido do RN e os grupos de kendo da UFPB, UFRN, IFAL, UFC; além de instituições internacionais como a Tenchi Internacional sediada em Portugal. Público-Alvo: O público-alvo inclui tanto a comunidade interna da UFPE (discentes, docentes e técnicos- administrativos, inclusive os aposentados com relação ao dois últimos), quanto a comunidade externa desde jovens, adultos e idosos. O projeto pretende atender 30 participantes internos e 30 externos, com foco em pessoas interessadas nas artes marciais, sem restrição de idade a partir de 15 anos. Além disso, a ação busca alcançar comunidades em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão social. Principais Resultados Esperados: Espera-se, ao final do projeto, que os participantes tenham adquirido habilidades técnicas nas artes marciais e melhorado seu bem-estar físico e mental. O projeto também visa fortalecer a integração entre a UFPE não apenas com sua comunidade interna, mas também com a comunidade externa, ampliando o número de praticantes e consolidando uma cultura de respeito e disciplina associada às artes marciais. Além disso, é esperado que o projeto ganhe visibilidade em nível nacional e internacional, com a participação de instrutores e praticantes de outras regiões do Brasil e do exterior. Conclusão: O projeto "As Artes da Espada" oferece uma rica combinação de tradições marciais e filosofia oriental, com o potencial de transformar a vida dos praticantes e de fomentar um intercâmbio cultural significativo. A prática do Aikido, Kendo e Tenchi Tessen transcende a técnica, buscando promover harmonia, disciplina e crescimento pessoal.
Coordenação
Ricardo Martins de Abreu Silva
rmas@cin.ufpe.br
Resumo
A Biotecnologia é uma das áreas com maior taxa de crescimento no mundo, que fornecerá inúmeras oportunidades para os futuros profissionais. Os atuais estudantes de Ensino Médio chegarão em um mundo profissional onde Biotecnologia está tocando cada vez mais os vários aspectos cotidianos da vida e oferecendo soluções para muitos dos problemas que o mundo está enfrentando. Vários países já estão reconhecendo a importância de iniciar o contato com Biotecnologia no Ensino Médio, preparando os estudantes para assumirem a responsabilidade de liderarem os próximos avanços na Biotecnologia, buscando as suas aplicações. O Brasil não pode ficar para trás. Estima-se que atualmente há quase oito milhões de estudantes matriculados no Ensino Médio no País, o que é sem dúvida uma oportunidade, pois grande número de estudantes tem potencial para contribuir de maneira significativa para o futuro do nosso planeta. A melhor estratégia para disseminar a Biotecnologia no Ensino Médio é pela formação continuada de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para que possam incentivar gerações de jovens sobre esse campo. Neste sentido, a presente proposta descreve uma excelente abordagem, melhorando a tecnologia inovadora que vai facilitar a elaboraçã de aulas com temáticas da Biotecnologia, incorporando os avanços mais atuais, bem como apoiar os professore a conectar a Biotecnologia com os vários temas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Coordenação
Alex Sandro Gomes
alex.gomes@ufpe.br
Resumo
DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DE SISTEMA DE DIAGNÓSTICO SOBRE PERMANÊNCIA DO ALUNO (SDPA) PARA TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS.
Coordenação
Alex Sandro Gomes
alex.gomes@ufpe.br
Resumo
O projeto “Ações de Extensão para formação de líderes” é o projeto que tem como missão desenvolver as habilidades de liderança nos alunos da UFPE através de ações de formação e vivência. Iniciado em Junho de 2022, e previamente apoiado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura por meio do Edital PIBEXC do mesmo ano e de 2023, o projeto busca novo apoio para causar transformação social agregando habilidades e competências importantíssimas para o presente e futuro das carreiras, tanto acadêmicas quanto profissionais, dos discentes da UFPE, tendo como foco aqueles pertencentes a grupo minoritários (pessoas pretas e pardas e pessoas com deficiência). A liderança é desenvolvida por meio de três pilares: primeiro, formação dos alunos da UFPE, por meio da organização de palestras e treinamentos de habilidades de liderança realizadas por líderes de instituições, empresas e organizações da sociedade. Neste pilar, a equipe do projeto busca trazer os líderes da sociedade e seus conhecimentos para serem compartilhados entre os estudantes das mais diversas áreas e cursos da UFPE. Segundo, realização de projetos que coloquem em prática os conhecimentos aprendidos a partir das palestras e treinamentos pelos líderes citados anteriormente. Nesse pilar, o projeto instiga seus participantes a realizarem ações que beneficiem a UFPE e seu entorno, assim os líderes já formados neste projeto de extensão colocam em prática as habilidades de liderança, beneficiando a Universidade e a sociedade. O Terceiro pilar trata da realização de ações sociais. Nesse pilar, o Projeto apoia a realização de ações de impacto direto na sociedade, como doações de pertences, doações de sangue, a fim de incentivar a formação de líderes que visem a todo momento o bem estar da sociedade. Nos últimos anos, o foco do projeto tem sido a população da comunidade do arruado, localizada dentro do campus da Universidade, e assim planejamos continuar nossas ações sociais, tendo em vista a situação social e a segregação racial sofrida pelas pessoas que vivem nesse espaço. As 3 principais ações do projeto são: 1. Realização de projetos práticos que favorecem pessoas do entorno da Universidade pertencentes a grupos minoritários 2. formação de líderes de escola pública do entorno da UFPE 3. formação de liderança focada em pessoas com deficiência física.
Coordenação
Sergio Vanderlei Cavalcante
sergio.cavalcante@ufpe.br
Concluídas
Resumo
O CIn Open Day é um evento de extensão organizado pelo Centro de Informática da UFPE que visa promover a integração e interação entre a instituição e a sociedade. Agendado para o dia 07 de junho de 2025, o evento se destina a familiares e amigos de alunos, estudantes do ensino médio, graduandos de outras áreas, profissionais em transição de carreira e o público em geral. Com uma programação diversificada que inclui palestras, tours guiados e atividades práticas nos laboratórios, o CIn Open Day busca apresentar as iniciativas acadêmicas do centro e incentivar o interesse por cursos na área de Tecnologia da Informação. Espera-se engajar até 450 participantes, que poderão vivenciar os projetos e as instalações do CIn, consolidando sua relação com a comunidade e abrindo caminho para novas oportunidades de formação profissional.
Coordenação
Anjolina Grisi de Oliveira
ago@cin.ufpe.br
Resumo
Neste curso será ministrada uma formação para docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Como metodologia será adotada a Poesia Compilada, uma metodologia de ensino de introdução ao desenvolvimento e habilidades do Pensamento Computacional e ensino de algoritmos por meio de poemas.
Coordenação
Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
pcart@cin.ufpe.br
Resumo
Princípios Matemáticos para Computação é um Curso de Extensão vinculado ao Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que objetiva ajudar a nivelar matematicamente os alunos que pretendem ou que vão ingressar num dos cursos afins à Ciência da Computação (por exemplo, Sistema de Informação, Engenharia da Computação). A equipe de execução contempla Nivan Roberto Ferreira Júnior e Pedro Machado Manhães de Castro, professores vinculados ao CIn. Os professores que farão parte do corpo executor do projeto estão ministrando disciplinas de matemática no primeiro período dos cursos oferecidos no CIn e possuem vasta experiência sobre o desvelamento das lacunas de formação mais comuns que os alunos ingressantes apresentam em matemática elementar. Em face do conhecimento dessas particularidades oriundas do ensino médio brasileiro, os professores entendem que haja a necessidade de auxiliar os alunos a entenderem suas fragilidades em relação à sua base matemática e buscarem resolvê-las de forma individual, assim apresentando um corpo de assuntos fundamentais, porém, indispensáveis para a matemática na computação. O curso então objetiva apresentar aos alunos uma visão crítica sobre um corpo elementar essencial de assuntos fundamentais em matemática discreta e contínua. O curso será realizado no Google Meet e consistirá em cinco aulas que serão distribuídas na semana, sendo 4 horas por dia de segunda (28/04) a sábado (03/05), excluindo a quinta (01/05), além de 20h de atividades extras com exercícios, totalizando 40 horas. O horário da aula será de 17-21h. Espera-se, com o curso, um impacto positivo na formação do estudante. Mais precisamente, espera-se que o aluno consiga perceber suas lacunas e desenvolva capacidade de preenchê-las de maneira autônoma na sequência de sua formação.
Coordenação
Pedro Machado Manhães de Castro
pmmc@cin.ufpe.br
Resumo
O curso Programe.py, oferecido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Informática (CIn) da UFPE, é uma ação de extensão gratuita que visa ensinar a linguagem de programação Python desde o básico. Com duração de seis semanas, o curso oferece uma abordagem flexível e prática, permitindo que os participantes aprendam no seu próprio ritmo com suporte de alunos da universidade através da plataforma Discord. O currículo abrange fundamentos da linguagem e resolução de problemas práticos, promovendo um aprendizado ativo e a autonomia dos alunos. Ao final do curso, será realizada uma prova prática presencial, , para os interessados em obter um certificado que atesta a aprovação nos conteúdos abordados, incluindo Estruturas de Repetição, Listas, Dicionários e Funções. Objetivos: Promover a Educação em Programação**: Oferecer um curso acessível e gratuito que ensine os fundamentos da linguagem de programação Python, capacitando os participantes a desenvolver competências técnicas essenciais no campo da tecnologia da informação. Fomentar a Autonomia e Flexibilidade no Aprendizado**: Proporcionar uma experiência de aprendizado flexível, que permita aos participantes organizarem seus estudos conforme sua disponibilidade, incentivando a autodisciplina e a gestão do tempo. Estimular a Prática e a Interação**: Criar um ambiente de aprendizado que enfatize a prática e a resolução de problemas, promovendo a interação entre os alunos e a equipe de tutores, através de suporte online e atividades colaborativas. Certificação de Competências Adquiridas**: Garantir a avaliação e certificação das habilidades adquiridas ao final do curso por meio de uma prova prática, atestando a proficiência dos participantes nos conteúdos abordados. Contribuir para a Inclusão Digital e Social**: Aumentar o acesso ao conhecimento em programação, contribuindo para a inclusão digital e social, e fortalecendo a formação dos indivíduos no contexto das demandas do mercado de trabalho
Coordenação
Robson do Nascimento Fidalgo
rdnf@cin.ufpe.br