As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos, criadas e organizadas por um grupo de discentes, sob coordenação geral de um docente do quadro permanente da UFPE, para o aprofundamento didático de determinado assunto acadêmico, destinado a enriquecer o processo pedagógico, numa perspectiva interdisciplinar e interprofissional, possibilitando uma socialização do saber com a comunidade, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
A Liga Acadêmica de Computação e Informação Quântica (LACIQ) é uma instituição criada por acadêmicos dos Cursos de Engenharia da Computação, do Centro de Informática, e de Física, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, da Universidade Federal de Pernambuco, que busca tratar de temas da computação e informação quântica. A LACIQ se dedicará às atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de computação quântica, organizando palestras e eventos, assim como promovendo internamente a seus membros a cultura científica na área.
A Liga Acadêmica de Sistemas Embarcados (LASER), vinculada ao Centro de Informática da UFPE, tem como objetivo principal promover o aprendizado, a pesquisa e a extensão na área de sistemas embarcados. Com foco em hardware e software, a LASER busca desenvolver competências técnicas por meio de workshops, grupos de estudo, projetos colaborativos e competições, aproximando seus membros da realidade do mercado e da pesquisa científica. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Liga também visa fortalecer a conexão entre academia, indústria e sociedade, fomentando a inovação tecnológica e a formação cidadã de seus integrantes.
No contexto atual da evolução tecnológica e acadêmica na UFPE, a Liga Acadêmica de Engenharia de Dados tem o papel de promover estudos, pesquisas e ações de extensão em Engenharia de Dados, integrando alunos, professores, empresas e profissionais da área, tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho.
A Liga Acadêmica de Inteligência Artificial tem como finalidade promover o estudo, a pesquisa e a aplicação da Inteligência Artificial entre os seus membros, bem como contribuir para o desenvolvimento acadêmico e científico na área. Entre as suas atividades, estão a realização de seminários e a organização de workshops e hackathons, além da formação de equipes para participação em competições de aprendizado de máquina.
A Liga de Segurança Cibernética (LSEC) é uma associação estudantil sem fins lucrativos, sediada no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Criada por estudantes, sua missão é promover um ambiente colaborativo de estudo em cibersegurança, onde os alunos possam aprimorar suas habilidades técnicas e compartilhar conhecimentos. A LSEC busca estimular a troca de experiências e a produção de pesquisas relevantes, além de promover eventos, workshops e parcerias estratégicas que conectem os membros ao mercado de trabalho.
Somos um grupo de pesquisa e desenvolvimento em robótica do Centro de Informática da UFPE. Começamos com apenas 12 estudantes e dois professores em 2015 e hoje contamos com dezenas de membros e premiações nacionais e internacionais. Desenvolvemos tecnologias aplicadas à robótica com inteligência artificial, visão computacional, engenharia mecatrônica e eletrônica.
Documentos
Abaixo, você encontra documentos relativos à elaboração, cadastramento e avaliação das Ligas Acadêmicas.
Orientações para escrita de Ligas Acadêmicas no SIGAA
Orientações para o cadastro de Ligas Acadêmicas no SIGAA
Modelo do Plano de Atividades de Ligas Acadêmicas
CheckList para análise documental de Ligas Acadêmicas