Portfólio de Ações de Extensão

Ações de Extensão para Formação de Líderes

Coordenação: Sergio Vanderlei Cavalcante

Email: sergio.cavalcante@ufpe.br

Resumo:

O projeto “Ações de Extensão para formação de líderes” é o projeto que tem como missão desenvolver as habilidades de liderança nos alunos da UFPE através de ações de formação e vivência. Iniciado em Junho de 2022, e previamente apoiado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura por meio do Edital PIBEXC, o projeto busca novo apoio para causar transformação social agregando habilidades e competências importantíssimas para o presente e futuro das carreiras, tanto acadêmicas quanto profissionais, dos discentes da UFPE. A liderança é desenvolvida por meio de três pilares: primeiro, formação dos alunos da UFPE, por meio da organização de palestras e treinamentos de habilidades de liderança realizadas por líderes de instituições, empresas e organizações da sociedade. Neste pilar, a equipe do projeto busca trazer os líderes da sociedade e seus conhecimentos para serem compartilhados entre os estudantes das mais diversas áreas e cursos da UFPE. Segundo, realização de projetos que coloquem em prática os conhecimentos aprendidos a partir das palestras e treinamentos pelos líderes citados anteriormente. Nesse apoio, o projeto instiga seus participantes a realizarem ações que beneficiem a UFPE e seu entorno, assim os líderes já formados neste projeto de extensão colocam em prática as habilidades de liderança, beneficiando a Universidade e a sociedade. São três os projetos principais propostos: 1. acolhimento de estudantes internacionais da UFPE, 2. formação de líderes de escola pública de Pernambuco e 3. formação de liderança focada em pessoas com deficiência física. O Terceiro pilar trata da realização de ações sociais. Nesse pilar, o Projeto apoia a realização de ações de impacto direto na sociedade, como doações de pertences, doações de sangue, a fim de incentivar a formação de líderes que visem a todo momento o bem estar da sociedade.

Liga Acadêmica de Computação e Informação Quântica (LACIQ)

Coordenação: Fernando Maciano de Paula Neto

Email: fernando@cin.ufpe.br

Resumo:

A Liga Acadêmica de Computação e Informação Quântica (LACIQ) é uma instituição criada por acadêmicos dos Cursos de Engenharia da Computação, do Centro de Informática (CIn), e de Física, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que busca tratar de temas da computação e informação quântica. A LACIQ dedicar-se-á às atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de computação quântica, organizando palestras e eventos, assim como promovendo internamente a seus membros a cultura científica na área.

Comitê de Diversidade e Inclusão

Coordenação: Kiev Santos da Gama

Email: kiev@cin.ufpe.br

Resumo:

Em um cenário contemporâneo marcado por movimentos sociais, debates públicos e demandas da sociedade civil por ambientes mais inclusivos e respeitosos, identifica-se a necessidade de instituições acadêmicas, como a UFPE, adotarem medidas proativas. A crescente conscientização sobre a importância da diversidade e a busca por espaços que valorizem e respeitem as diferenças individuais foram elementos cruciais que levaram à proposição do Comitê de Diversidade (CoDi) no CIn. O objetivo geral é estabelecer um espaço de acolhimento e conscientização no CIn da UFPE, com o intuito de promover o respeito, a inclusão, a empatia e a disseminação de valores alinhados a um ambiente democrático e plural. O CoDi desenvolverá ações de acolhimento, como a Semana do Calouro e Rodas de Conversa, e ações de conscientização, como palestras, debates e campanhas online. A equipe, formada por docentes, técnicos e discentes, trabalhará de forma colaborativa, garantindo a eficácia e o impacto de cada iniciativa proposta. O projeto é direcionado a alunos da UFPE, técnicos e professores, mas também se estende à comunidade externa interessada nas temáticas de diversidade e inclusão. As atividades serão realizadas no Centro de Informática (CIn) da UFPE, com algumas ações sendo disponibilizadas online para alcançar um público mais extenso.

CS_Women: promovendo a equidade de gênero em Computação

Coordenação: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann

Email: ctlls@cin.ufpe.br

Resumo:

O número de mulheres presentes nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Math - STEM) é bem inferior ao número de homens. Em muitos casos, as mulheres acreditam que não pertencem às áreas de STEM. Em outros casos elas ingressam em uma das áreas de STEM e pouco tempo depois desistem, muitas vezes por ser um ambiente que ainda é dominado por homens. É preciso estudar esse fenômeno nas mulheres em fase de escolher a carreira que querem seguir e também quando essas mulheres já escolheram a carreira em uma das áreas de STEM. Além dessa compreensão, é preciso realizar ações que promovam a atração de mulheres para cursos de nível técnico ou superior nas áreas de STEM e ações que motivem as mulheres a permanecer nesses cursos e a continuar na carreira de STEM. Este projeto será executado por um grupo de mulheres denominado CINTIA (CIêNcia e Tecnologia da Informação com elAs), formado por professoras e alunas dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa qualitativa sobre o fenômeno da baixa procura e alta evasão por parte de mulheres aos cursos nas áreas de STEM. Ações serão realizadas com estudantes do ensino médio da região metropolitana do Recife. Haverá uma avaliação do impacto das ações nas escolhas das estudantes em relação à carreira profissional que elas desejam seguir.

Promovendo a Aprendizagem de gestão de processos de negócio através do PBL: Uma Iniciativa de Extensão Universitária

Coordenação: Jessyka Flavyanne Ferreira Vilela

Email: jffv@cin.ufpe.br

Resumo:

A gestão de processos de negócio, do inglês Business Process Management (BPM), desempenha um papel crucial no mundo dos negócios contemporâneos, oferecendo às organizações a capacidade de entender, analisar e otimizar seus processos internos de maneira eficaz. Através do ensino de BPM, profissionais e estudantes adquirem uma compreensão sobre como os processos de trabalho podem ser projetados, implementados, monitorados e aprimorados continuamente para alcançar eficiência operacional e excelência em serviço. Esta disciplina não só facilita a inovação e a flexibilidade em ambientes de negócios que estão sempre mudando, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, onde a tomada de decisão baseada em dados se torna a norma. Ao capacitar alunos de graduação em conhecimentos e habilidades em BPM, estamos preparando organizações para serem mais adaptáveis, competitivas e capazes de responder às demandas do mercado com agilidade. Portanto, o ensino de BPM é indispensável para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada que pode liderar a transformação organizacional e impulsionar o sucesso sustentável. O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo deste projeto de extensão é promover o ensino de gestão de processos de negócio por meio do método de Aprendizagem Baseada em Problemas aplicado em projetos priorizados por instituições parceiras. Neste projeto de extensão, os alunos matriculados na disciplina de Gestão de Processos de Negócio (GPN) do semestre 2024.1 serão divididos em times sendo cada time responsável pela condução de um projeto com uma instituição parceira. No projeto, os times aplicarão o conteúdo da disciplina de GPN realizando atividades de entendimento do problema, modelagem do processo atual, análise do processo de negócio, modelagem do processo proposto, proposta de indicadores para monitoramento do processo e desenvolvimento de um plano de implantação da solução proposta. Este projeto é conduzido de forma integrada com as disciplinas de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE) todas do 4o período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e envolve uma apresentação de kickoff e duas apresentações de status report com as entregas parciais do ciclo em avaliação. Ao final da disciplina, uma apresentação final é realizada reportando todo o processo de construção da solução. Em todas as apresentações, participam os alunos, os professores das três disciplinas e os representantes das instituições parceiras.

Tutoria PBL no Projeto Alive - Programa EMBRAPII CIn/UFPE

Coordenação: Simone Cristiane dos Santos Lima

Email: scs@cin.ufpe.br

Resumo:

A Tutoria PBL (Problem-Based learning, em português, Aprendizagem Baseada em Problemas) de alunos(as) vinculados(as) ao "Projeto Alive" ocorre fundamentada nos objetivos do Programa EMBRAPII de Formação de RH para PD&I, sendo conduzida pela Coordenação de Formação de RH da Unidade EMBRAPII (ou Coordenação CapaCIn 4.0). Esse Programa objetiva prover capacitação em Soft Skills de integrantes dos projetos de inovação tecnológica, por meio da abordagem PBL. Planejado por ciclos, o Programa é dividido com base nas macro entregas do "Projeto Alive", iniciando por um autodiagnóstico que visa coletar a percepção dos integrantes em seu momento inicial no projeto e é usada para identificar pontos fortes e pontos de melhorias a serem trabalhados ao longo do projeto, além de permitir acompanhar seu desenvolvimento ao longo do projeto. Alinhada à execução e entrega das atividades do Projeto, acontecem os Ciclos de Avaliações, que são divididos em 5 aspectos: Resultado (solução proposta para o problema do ciclo); Processo (entendimento do processo de resolução); Desempenho (avaliação 360 sobre Soft Skills, a partir da perspectiva dos estudantes); Satisfação do Cliente (de acordo com critérios de qualidade e aceitação); Conteúdo (compreensão e conhecimento dos assuntos do projeto). Com base nele, são elaboradas as análises de resultados internas da Coordenação CapaCIn 4.0, as construções de relatórios de feedback e reuniões de feedback com os Integrantes do "Projeto Alive", apresentações de demonstrativo de resultados com a Coordenação do "Projeto Alive" e coleta de insights para intervenção. A cada 2 ciclos, é avaliada também a maturidade da capacitação PBL, visando identificar pontos de melhoria no Programa ofertado.

Promovendo a Aprendizagem de gestão de processos de negócio através do PBL: Uma Iniciativa de Extensão Universitária

Coordenação: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

Email: amlv@cin.ufpe.br

Resumo:

A gestão de projetos é uma habilidade essencial para profissionais em todas as áreas. Ela envolve o planejamento, execução e controle de projetos, garantindo que metas sejam alcançadas dentro do prazo e do orçamento estabelecidos. No escopo do desenvolvimento e/ou implantação de sistemas de informação, a gestão de projetos desempenha um papel crucial para o sucesso dos projetos. No entanto, muitas vezes, os métodos tradicionais de ensino não conseguem proporcionar uma experiência prática e imersiva para os estudantes. Nesse contexto, surge a iniciativa deste projeto, que busca transmitir o conhecimento sobre gestão de projetos aos alunos através do uso de PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas – do inglês Problem-Based Learning)”. O PBL é uma abordagem pedagógica que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, desafiando- os a resolver problemas do mundo real. Assim, este projeto visa: 1. Integrar Teoria e Prática, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos teóricos de gestão de projetos em cenários reais. 2. Desenvolver Habilidades Essenciais, capacitando os participantes dos projetos com habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisões. 3. Estimular a Criatividade e a Inovação, incentivando soluções criativas para desafios complexos. 4. Conectar-se com a Comunidade, colaborando com organizações locais para resolver problemas reais enfrentados por elas. Ao adotar o PBL, acreditamos que os estudantes não apenas aprenderão sobre gestão de projetos, mas também se tornarão agentes de mudança, preparados para enfrentar os desafios do mundo profissional. Este projeto não só facilita a inovação e a flexibilidade em ambientes de negócios que estão sempre mudando, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, onde a tomada de decisão baseada em dados se torna a norma. Ao capacitar alunos de graduação em conhecimentos e habilidades em gestão de projetos, estamos preparando estes indivíduos para serem mais adaptáveis, competitivos e capazes de responder às demandas do mercado com agilidade. Portanto, o ensino de gestão de projetos é indispensável para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada que pode liderar a transformação organizacional e impulsionar o sucesso sustentável. O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo deste projeto de extensão é promover o ensino de gestão de projetos por meio do uso de PBL aplicado em projetos priorizados por instituições parceiras. Neste projeto de extensão, os alunos matriculados na disciplina de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) do semestre 2024.1 serão divididos em equipes sendo cada equipe responsável pela condução de um projeto com uma instituição parceira. No projeto, as equipes aplicarão o conteúdo da disciplina de PGP realizando atividades de entendimento do problema; definição do escopo do projeto; estimativas de prazo, custos e riscos; definição de recursos para os projetos; planejamento das comunicações realizadas durante a execução dos projetos; bem como monitoramento do progresso dos projetos. Ao final dos projetos, será entregue um plano de desenvolvimento e/ou implantação das soluções propostas para os problemas identificados. Este projeto é conduzido de forma integrada com as disciplinas de Gestão de Processos de Negócios (GPN) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE), todas do 4o período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e envolve uma apresentação de kickoff e duas apresentações de status report com as entregas parciais do ciclo em avaliação. Ao final da disciplina, uma apresentação final é realizada reportando todo o processo de construção da solução. Em todas as apresentações, participam os alunos, os professores das três disciplinas e os representantes das instituições parceiras.

Pernambuco Seminar on Visualization and Sustainability (PSVS24)

Coordenação: Luiz Augusto de Macedo Morais

Email: lamm@cin.ufpe.br

Resumo:

O Pernambuco SeminaronVisualizationand Sustainability (PSVS24) é um evento de extensão que será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro em Recife, organizado pelo Centro de Informática da UFPE. O evento tem como objetivo reunir uma diversidade de pesquisadores internacionais, ativistas, empresários e legisladores interessados nas áreas de computação e sustentabilidade. Contará com palestras, mesas redondas e minicursos conduzidos por renomados pesquisadores na área de Visualização de Dados e Interação Humano-Computador, além de proporcionar uma plataforma de discussão e desenvolvimento de projetos colaborativos focados em impacto positivo ao meio ambiente. Serão abertas 25 vagas para alunos de pós-graduação ou jovens pesquisadores que tenham contribuído significativamente nas áreas temáticas do evento. Esses alunos participarão ativamente das atividades e serão integrados em grupos de discussão facilitados pelos tutores, trabalhando na identificação e resolução de problemas reais relacionados à sustentabilidade. Além dos alunos e pesquisadores, o evento envolverá cerca de 60 pessoas, incluindo a comissão organizadora e a comunidade local. Os primeiros dias do seminário serão abertos público geral, com uma previsão de até 300 participantes. As atividades acontecerão no Centro de Informática e no Porto Digital, com transmissão online para um alcance mais amplo. A organização terá o apoio de estudantes voluntários, que contribuirão em várias frentes, desde a organização e planejamento da infraestrutura, desenvolvimento do site do evento, registro e acompanhamento de participantes, até a criação e manutenção de conteúdo para mídias sociais e monitoria dos minicursos. O PSVS24 visa não apenas promover a troca de conhecimentos entre academia e sociedade, mas também estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, reforçando o papel da Universidade como agente de transformação social.

Atividades do Centro de Informática na Campus Party Nordeste 2024 

Coordenação: Kiev Santos da Gama

Email: kiev@cin.ufpe.br

Resumo:

O projeto visa engajar docentes e alunos de diversos coletivos do Centro de Informática da UFPE para ministrarem palestras no palco de um dos maiores eventos tecnológicos do país, a Campus Party. Este evento proporciona uma oportunidade única para a disseminação de conhecimento e a promoção da inovação tecnológica, científica e acadêmica entre o grande público. Através de uma série de palestras e apresentações, o projeto pretende abordar diversas áreas temáticas trabalhadas no Centro de Informática, como ciência da computação, desenvolvimento de software, inteligência artificial, segurança da informação, acessibilidade, empreendedorismo, criatividade e muitas outras. Com isso, espera-se não apenas difundir conhecimento de ponta para os participantes do evento, mas também estimular o debate e a troca de ideias, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos e promovendo um impacto positivo e transformador na sociedade.

I Simpósio de Computação Quântica - LACIq - UFPE 

Coordenação: Fernando Maciano de Paula Neto

Email: fernando@cin.ufpe.br

Resumo:

O Simpósio de Computação Quântica da LACIQ é um evento acadêmico e científico regional organizado pela Liga Acadêmica de Computação Quântica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento visa promover a troca de conhecimentos, experiências e inovações na área de computação quântica, reunindo estudantes, pesquisadores, professores e profissionais do setor. Na primeira edição, o evento terá como tema "Salto Quântico: Encontro Acadêmico em Computação Quântica". Serão dois dias com atividades de formação através de um workshop em simulação quântica, assim como palestras de convidados da academia e da indústria sobre o uso de ferramentas quânticas em diversas áreas.

Curso de Extensão Foundations 2024 

Coordenação: Cristiano Coelho de Araújo

Email: cca2@cin.ufpe.br

Resumo:

O curso de extensão propõe a realização de um curso introdutório ao desenvolvimento prático de soluções inovadoras para a plataforma iOS da Apple, direcionado a 20 estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão de Turismo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Sob a coordenação de alunos extensionistas da Apple Developer Academy da UFPE, o curso será desenvolvido utilizando o método de aprendizagem Challenge Based Learning (CBL), promovendo um ambiente educacional dinâmico e interativo. Com uma carga horária de 120 horas, a formação abrangerá aulas teóricas e práticas que irão incluir aspectos de inovação, design, programação e gestão do aprendizado. Ao final do curso, os estudantes serão capacitados a criar um aplicativo demonstrativo nas áreas de gestão ambiental ou gestão de turismo, utilizando técnicas e ferramentas de desenvolvimento para iOS. Essa iniciativa visa não apenas a formação técnica dos alunos, mas também a promoção da integração entre universidade e escola técnica, contribuindo para o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis em contextos atuais.