Portfólio de Ações de Extensão
Em execução
2025
As Artes da Espada: Aikido, Kendo e Tenchi Tessen
[Projeto]
Resumo
As Artes da Espada - Aikido, Kendo e Tenchi Tessen 1. Contextualização e Justificativa: O projeto "As Artes da Espada: Aikido, Kendo e Tenchi Tessen" busca promover o desenvolvimento pessoal e a integração corpo-mente por meio da prática de artes marciais tradicionais japonesas. Com raízes no kenjutsu, essas artes oferecem mais do que apenas técnicas de combate, mas também caminhos espirituais e filosóficos que guiam o praticante em sua evolução física e mental. A prática dessas artes visa, assim, a melhoria da qualidade de vida dos participantes, ao mesmo tempo em que preserva e divulga tradições culturais valiosas. O projeto se justifica pelo impacto positivo dessas práticas na saúde física e mental dos praticantes e pelo potencial de integração entre a universidade e a comunidade externa. 2. Objetivo Geral: O objetivo principal do projeto é difundir as artes marciais japonesas Aikido, Kendo e Tenchi Tessen, promovendo o bem-estar físico, mental e espiritual dos praticantes, ao mesmo tempo em que preservam e divulgam os valores culturais e históricos dessas tradições. A arte da espada japonesa, conhecida como kenjutsu , remonta ao período feudal do Japão, sendo uma das mais tradicionais e respeitadas formas de combate desenvolvidas no país. Com raízes que datam de mais de mil anos, esta arte foi não apenas um método eficaz de guerra, mas também um caminho espiritual para aqueles que a praticavam. O kenjutsu engloba uma série de técnicas e princípios que serviram como fundação para várias artes marciais modernas, incluindo aikido , kendo , iaido e tessen , que incorporam os princípios de manejo da espada em suas práticas, mesmo sem sempre usarem armas de forma direta. 2.1 Kenjutsu e sua Origem Histórica A história da espada japonesa, ou katana , está diretamente ligada ao desenvolvimento do kenjutsu. Durante o período Heian (794-1185), a katana começou a ser moldada em sua forma icônica, com uma lâmina curva, sendo projetada para maximizar a eficiência em combate. À medida que o Japão se aproximava de uma era de constantes guerras civis, particularmente durante o período Muromachi (1336-1573) e o Sengoku Jidai (1467-1603), o kenjutsu passou a ser cada vez mais refinado e central no treinamento dos guerreiros samurais. Entre os fundadores e mestres mais notáveis, destaca-se Miyamoto Musashi (1584-1645), que é amplamente considerado um dos maiores espadachins da história do Japão. Musashi fundou o estilo Niten Ichi Ryu , que enfatizava o uso de duas espadas simultaneamente. Seu legado foi perpetuado através de seu livro "O Livro dos Cinco Anéis" ( Go Rin no Sho ), que se tornou um manual não só de estratégia militar, mas também de filosofia e princípios aplicáveis em diversas áreas da vida. Para Musashi, a espada era tanto uma ferramenta de guerra quanto um meio de iluminação espiritual (Wilson, 2004). Outros estilos tradicionais incluem o Kashima Shinto Ryu e o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu , ambos desenvolvidos no século XV e ainda praticados até os dias de hoje. Esses estilos focam na combinação de técnicas de espada, táticas de combate e princípios espirituais. Como destaca Bodiford (1999), essas escolas antigas de kenjutsu ajudaram a moldar o caminho para as artes marciais que viriam a seguir, influenciando diretamente a fundação do aikido, kendo, iaido e tessen. 2.2 Princípios Filosóficos e Espirituais A prática da espada no Japão nunca foi apenas uma questão de técnica marcial. Desde sua concepção, o kenjutsu foi fortemente influenciado pelo Zen budismo, que foi introduzido no Japão no século XIII. O Zen ensina a importância do "não-movimento" (ou ausência de intenção consciente), a "vacuidade" (em japonês, mushin ) e o foco total no momento presente. Esses princípios espirituais foram integrados no treinamento de espada, criando uma disciplina onde a mente e o corpo deviam estar perfeitamente alinhados. Para os praticantes de kenjutsu, o combate com a espada não se tratava apenas de derrotar o oponente, mas de alcançar um estado de clareza mental e autocontrole absolutos. Yamamoto Tsunetomo , um samurai do século XVII e autor do Hagakure , descreve a espada como um meio de realização espiritual, na medida em que a superação do medo da morte é essencial para o domínio da arte (Tsunetomo, 2002). 2.3 Influência no Aikido O aikido , fundado por Morihei Ueshiba no início do século XX, é uma das artes marciais que mais diretamente derivam dos princípios do kenjutsu. Ueshiba foi treinado em várias artes marciais, incluindo o kenjutsu, e adaptou muitos dos movimentos de espada para a prática de mãos vazias do aikido. Como destaca Pranin (2010), muitos dos movimentos circulares e fluidos do aikido podem ser vistos como transposições dos cortes e defesas usados no kenjutsu. Além disso, o conceito de "não resistência", central no aikido, também tem suas raízes na filosofia do kenjutsu e do Zen, onde se busca neutralizar o ataque do oponente com o mínimo de esforço, direcionando a força ao invés de confrontá-la diretamente. O aikido, portanto, exemplifica o ideal do kenjutsu de vencer sem lutar, utilizando o poder mental e espiritual tanto quanto a técnica física. 2.4 Kendo e a Prática Competitiva da Espada Enquanto o kenjutsu era amplamente utilizado para o combate real, o kendo evoluiu como uma forma esportiva e competitiva, enfatizando a disciplina e o controle mental. Fundado no final do século XIX, o kendo adotou o uso de espadas de bambu (shinai) e armaduras protetoras para permitir combates seguros. No entanto, o kendo manteve o espírito e muitos dos princípios do kenjutsu, como o foco em cortes decisivos e o desenvolvimento do caráter por meio da prática (Noma, 1986). Kendo é um tipo de competição atlética na qual os praticantes vestem bogu (armadura protetora) e usam shinai (espadas de bambu) para golpear uns aos outros. No entanto, kendo é um budo (caminho marcial) que visa forjar a mente e o corpo dos praticantes e facilitar o desenvolvimento do caráter por meio de keiko (prática) contínuo (Disponível em: https://www.kendo-fik.org/kendo. Acesso em: 26 set. 2024.). Atualmente, no âmbito mundial, o kendo é organizado e regulado pela FIK (Federação Internacional de Kendo. Anteriormente chamada de IKF, foi fundada em 1970 e é composta por federações nacionais que representam exclusivamente seu país/região no kendo. Na época de sua fundação, 17 países/regiões eram filiados à FIK. Em julho de 2024, 64 países/regiões eram filiados à FIK. No Brasil, a entidade ligada à FIK é a CBK (Confederação Brasileira de Kendo), responsável por promover o kendo no país e realizar campeonatos e exames. Em Recife, a entidade ligada à CBK é a Associação de Kendo do Recife (AKR). O campeonato mundial de kendo (WKC) é organizado pela FIK e é a maior competição internacional de kendo do mundo. O primeiro WKC foi realizado em Tóquio, Japão, em 1970, e é realizado a cada três anos entre os países membros e regiões da FIK. O WKC começou apenas com as provas de Equipe Masculina e Individual Masculino, mas em 1997 começaram as provas de Equipe Feminina e Individual Feminino. Os praticantes de kendo treinam não apenas para a proficiência técnica, mas também para cultivar o kihaku (espírito marcial). Como enfatizado por D. T. Suzuki (1996), o kendo, como o kenjutsu, exige uma combinação de força física e espiritual. A vitória não é apenas uma questão de habilidade técnica, mas de manter a serenidade e o foco sob pressão. 2.5 Iaido e a Perfeição do Corte Outra arte marcial intimamente ligada ao kenjutsu é o iaido , que se concentra na execução perfeita do saque e corte com a katana em uma única ação fluida. Fundado por Hayashizaki Jinsuke Shigenobu no final do século XVI, o iaido é mais um exercício espiritual do que um método de combate prático. Cada movimento é executado com precisão, e o praticante deve se concentrar na perfeição da forma e na presença mental, conceitos derivados do Zen (Draeger, 1983). O iaido, assim como o kenjutsu, incorpora a ideia de que o controle sobre si mesmo e sobre o adversário deve ser alcançado sem hesitação ou esforço excessivo. Essa prática está diretamente ligada à busca pela "mente vazia", um estado em que o espadachim reage instintivamente, sem interferência consciente. 2.6 Tenchi Tessen: A Arte do Leque de Guerra O tessen , ou leque de guerra, é uma arte menos conhecida, mas igualmente influenciada pelos princípios do kenjutsu. O tessen foi utilizado por samurais em situações onde o porte de espadas era proibido, ou em ambientes fechados. A habilidade de manusear o leque como uma arma mortal demonstra como os princípios do kenjutsu podiam ser adaptados a diferentes ferramentas e situações. Assim como no kenjutsu, o praticante de tessen deve ser rápido, preciso e capaz de reagir sem hesitação. Embora seja uma arma menos convencional, os princípios de corte e bloqueio do tessen estão profundamente enraizados nas técnicas de espada. O Tenchi Tessen, criado pelo Mestre Kenjiro Stobbaerts, é uma arte marcial que combina elementos tradicionais do tessenjutsu (a arte de combate com o leque de guerra) com princípios de meditação e práticas espirituais orientais. Stobbaerts, um mestre em várias disciplinas marciais, desenvolveu o Tenchi Tessen com base em sua profunda compreensão das artes japonesas e chinesas, incluindo o aikido e o kenjutsu. O nome "Tenchi", que significa "céu e terra", reflete o equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como a conexão entre o universo físico e espiritual que permeia essa prática. No Tenchi Tessen, o leque serve não apenas como uma arma, mas como um instrumento de autodescoberta e harmonia, integrando movimentos fluídos, concentração mental e princípios de não resistência. O objetivo é, portanto, não apenas o combate, mas o cultivo de um estado de presença e serenidade. Em suma, a espada japonesa e sua arte, o kenjutsu, são fundamentais não apenas como métodos de combate, mas também como disciplinas filosóficas que moldaram o espírito marcial japonês. Artes modernas como aikido, kendo, iaido e tessen devem grande parte de sua essência e princípios ao kenjutsu, que continua a ser uma fonte de estudo tanto para sua aplicação prática quanto para o desenvolvimento espiritual. Objetivos Específicos: 1. Introduzir e ensinar as técnicas e a filosofia dessas artes marciais. 2. Promover a integração entre os participantes através de seminários e eventos que ampliem o conhecimento histórico e cultural. 3. Estimular a prática regular para o desenvolvimento físico e mental contínuo. 4. Ampliar o alcance do projeto, integrando novos alunos e ampliando a visibilidade por meio de redes sociais e eventos. 5. Contribuir para a formação de uma comunidade de praticantes comprometida com o desenvolvimento pessoal e coletivo. Metodologia: O projeto será executado em fases, começando pela identificação e avaliação dos grupos-alvo. Em seguida, serão implementados treinos regulares, que incluirão tanto técnicas de base quanto mais avançadas, envolvendo o uso de armas tradicionais como bokken, jo, tanto, shinai e o leque. Os treinos ocorrerão inicialmente no Clube Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além dos treinos, serão realizados encontros e seminários semestrais para discutir a história, a filosofia e as técnicas das artes envolvidas com práticas em aulas. A participação dos alunos será fundamental em todas as etapas, desde os treinos até a organização e divulgação de eventos. Período de Realização: O projeto será realizado de janeiro de 2025 a Dezembro de 2025, com treinos semanais e seminários semestrais. Composição da Equipe de Execução: A equipe será composta por instrutores especializados nas diferentes modalidades: Aikido, Kendo e Tenchi Tessen. Entre os colaboradores, destacam-se Antonio Soares Cavalcanti (Aikido), Hilka Maria da Silva Costa (Tenchi Tessen), ambos pós- graduados em Educação Física e filiados à Associação de Budo Brasil-Portugal, e Luis Neto (Kendo) filiado a Associação de Kendo do Recife (AKR). A coordenação geral ficará a cargo do Prof. Ricardo Martins de Abreu Silva do Centro de Informática da UFPE, responsável pela implementação e pela direção do projeto. Parcerias Internas e Externas: O projeto contará com o apoio interno da secretaria de comunicação do CIn-UFPE. Externamente, haverá a colaboração da Associação de Budo Brasil-Portugal (ABBP) e da Associação de Kendo do Recife (AKR), além de parcerias com outras instituições nacionais, tais como o dojo de aikido do RN e os grupos de kendo da UFPB, UFRN, IFAL, UFC; além de instituições internacionais como a Tenchi Internacional sediada em Portugal. Público-Alvo: O público-alvo inclui tanto a comunidade interna da UFPE (discentes, docentes e técnicos- administrativos, inclusive os aposentados com relação ao dois últimos), quanto a comunidade externa desde jovens, adultos e idosos. O projeto pretende atender 30 participantes internos e 30 externos, com foco em pessoas interessadas nas artes marciais, sem restrição de idade a partir de 15 anos. Além disso, a ação busca alcançar comunidades em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão social. Principais Resultados Esperados: Espera-se, ao final do projeto, que os participantes tenham adquirido habilidades técnicas nas artes marciais e melhorado seu bem-estar físico e mental. O projeto também visa fortalecer a integração entre a UFPE não apenas com sua comunidade interna, mas também com a comunidade externa, ampliando o número de praticantes e consolidando uma cultura de respeito e disciplina associada às artes marciais. Além disso, é esperado que o projeto ganhe visibilidade em nível nacional e internacional, com a participação de instrutores e praticantes de outras regiões do Brasil e do exterior. Conclusão: O projeto "As Artes da Espada" oferece uma rica combinação de tradições marciais e filosofia oriental, com o potencial de transformar a vida dos praticantes e de fomentar um intercâmbio cultural significativo. A prática do Aikido, Kendo e Tenchi Tessen transcende a técnica, buscando promover harmonia, disciplina e crescimento pessoal.
Coordenação
Ricardo Martins de Abreu Silva
rmas@cin.ufpe.br
Apple Developer Academy - UFPE (2024-2025)
[Projeto]
Resumo
A Apple Developer Academy | UFPE é um programa de extensão que visa formar desenvolvedores de classe mundial no ecossistema Apple. Voltado para estudantes de graduação da UFPE, o programa se fundamenta na metodologia de Aprendizado Baseado em Desafios, incentivando os participantes a identificar problemas reais e desenvolver soluções tecnológicas inovadoras. Os estudantes são inseridos em um ambiente multidisciplinar, onde adquirem competências técnicas em programação, design e empreendedorismo, ao mesmo tempo que desenvolvem soft skills essenciais, como criatividade, comunicação e trabalho em equipe. Ao longo das oficinas práticas, os alunos enfrentam mini-desafios e culminam sua participação propondo um grande desafio—um projeto que busque resolver um problema real com potencial de impacto positivo na sociedade. A formação proporcionada pela Academy capacita os estudantes a compreender o contexto em que estão inseridos, identificar oportunidades, conceber e executar soluções inovadoras, e comunicar efetivamente seus resultados, tornando-os aptos a atuar como empreendedores, agentes transformadores em empresas, ou promotores de mudança dentro da própria UFPE.
Coordenação
Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
dcampelo@cin.ufpe.br
Formação docente para professores da Educação de Jovens e Adultos para o desenvolvimento de Pensamento Computacional com Poesia Compilada
[Curso]
Resumo
Neste curso será ministrada uma formação para docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Como metodologia será adotada a Poesia Compilada, uma metodologia de ensino de introdução ao desenvolvimento e habilidades do Pensamento Computacional e ensino de algoritmos por meio de poemas.
Coordenação
Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
pcart@cin.ufpe.br
Podcast do Centro de Informática
[Projeto]
Resumo
Este projeto tem como proposta a criação de um canal de comunicação inovador e relevante que articula a produção acadêmica e as iniciativas do CIn com a sociedade externa. O projeto visa a produção e divulgação de oito episódios de podcast ao longo de um ano letivo, distribuídos em duas temporadas com quatro episódios cada. Cada episódio contará com a participação de convidados externos, abordando temas que reflitam as atividades e os impactos do Centro de Informática na comunidade. A equipe será dividida em grupos com funções específicas, incluindo Host, Produtor e Editor, que trabalharão de forma colaborativa para garantir a qualidade das produções. A iniciativa busca fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, promovendo diálogos significativos e contribuindo para a disseminação do conhecimento gerado no CIn.
Coordenação
Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
filipe.calegario@ufpe.br
Capacitação em Desenvolvimento Windows com C++/WinRT para o Instituto SiDi
[Curso]
Resumo
O presente projeto de extensão tem como objetivo a capacitação dos desenvolvedores do Instituto SiDi no desenvolvimento de aplicações Windows por meio do domínio do framework C++/WinRT, visando complementar suas competências em programação C# .NET para atender à crescente demanda por software de alto desempenho. Com uma carga horária total de 75 horas, o curso é estruturado em 11 módulos, distribuídos em 5 horas semanais, e será desenvolvido em um formato híbrido (presencial e online) para atender cerca de 60 alunos nas localidades de Recife e Campinas. O treinamento englobará uma revisão de C++ Moderno, introdução ao C++/WinRT, criação e consumo de componentes WinRT, programação assíncrona e concorrência, interface de usuário com WinUI 3, bibliotecas dinâmicas e modularização, interoperabilidade avançada, integração de códigos C# e C++, boas práticas e otimização, assim como uma introdução à computação gráfica e gráficos com DirectX. O curso será ministrado por um professor do Centro de Informática da UFPE (CIn/UFPE), além do suporte de até 3 monitores, que promoverão um ambiente de aprendizado dinâmico. Com uma forte ênfase na aplicação prática dos conceitos abordados, serão propostas atividades práticas que permitirão aos alunos um acompanhamento contínuo e a autoavaliação de seu progresso. O projeto, ao integrar conhecimento acadêmico e necessidades do mercado, contribui para o desenvolvimento profissional dos participantes e promove a modernização dos produtos da empresa, preparando-a para a migração para o Windows SDK com WinUI3. Dessa forma, o projeto enfatiza a importância da interação entre a universidade e o setor produtivo, refletindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Coordenação
Juliano Manabu Iyoda
jmi@cin.ufpe.br
2024
Aprendizagem Prática em BPM: Um Projeto de Extensão Universitária 2024.2
[Projeto]
Resumo
A gestão de processos de negócio, do inglês Business Process Management (BPM), desempenha um papel crucial no mundo dos negócios contemporâneos, oferecendo às organizações a capacidade de entender, analisar e otimizar seus processos internos de maneira eficaz. Através do ensino de BPM, profissionais e estudantes adquirem uma compreensão sobre como os processos de trabalho podem ser projetados, implementados, monitorados e aprimorados continuamente para alcançar eficiência operacional e excelência em serviço. Esta disciplina não só facilita a inovação e a flexibilidade em ambientes de negócios que estão sempre mudando, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, onde a tomada de decisão baseada em dados se torna a norma. Ao capacitar alunos de graduação em conhecimentos e habilidades em BPM, estamos preparando organizações para serem mais adaptáveis, competitivas e capazes de responder às demandas do mercado com agilidade. Portanto, o ensino de BPM é indispensável para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada que pode liderar a transformação organizacional e impulsionar o sucesso sustentável. O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo deste projeto de extensão é promover o ensino de gestão de processos de negócio por meio do método de Aprendizagem Baseada em Problemas aplicado em projetos priorizados por instituições parceiras. Neste projeto de extensão, os alunos matriculados na disciplina de Gestão de Processos de Negócio (GPN) do semestre 2024.1 serão divididos em times sendo cada time responsável pela condução de um projeto com uma instituição parceira. No projeto, os times aplicarão o conteúdo da disciplina de GPN realizando atividades de entendimento do problema, modelagem do processo atual, análise do processo de negócio, modelagem do processo proposto, proposta de indicadores para monitoramento do processo e desenvolvimento de um plano de implantação da solução proposta. Este projeto é conduzido de forma integrada com as disciplinas de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE) todas do 4o período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e envolve uma apresentação de kickoff e duas apresentações de status report com as entregas parciais do ciclo em avaliação. Ao final da disciplina, uma apresentação final é realizada reportando todo o processo de construção da solução. Em todas as apresentações, participam os alunos, os professores das três disciplinas e os representantes das instituições parceiras.
Coordenação
Jessyka Flavyanne Ferreira Vilela
jffv@cin.ufpe.br
CInBora Impactar
[Projeto]
Resumo
O projeto de extensão intitulado "CInBora Impactar" é uma iniciativa que visa promover a interação entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a comunidade por meio da colaboração com o Projeto Bora Impactar, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife. Destinado aos alunos da disciplina de Desenvolvimento de Software do curso de Sistemas de Informação, o projeto oferece um oportunidade prática para que os estudantes desenvolvam soluções de software que atendam às necessidade de Organizações da Sociedade Civil (OSC/ONGs) e projetos sociais locais. Com foco na aplicação de habilidade técnicas em contextos reais, o "CInBora Impactar" busca não apenas aprimorar as competências dos discentes mas também gerar um impacto social positivo, fortalecendo as atividades e a capacidade operativa da organizações parceiras do Recife. Ao promover essa interação, o projeto reforça a indissociabilidade entr ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e comprometido com a transformação social.
Coordenação
Kiev Santos Gama
kiev@cin.ufpe.br
CS_Women: promovendo a equidade de gênero em Computação
[Projeto]
Resumo
O número de mulheres presentes nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Math - STEM) é bem inferior ao número de homens. Em muitos casos, as mulheres acreditam que não pertencem às áreas de STEM. Em outros casos elas ingressam em uma das áreas de STEM e pouco tempo depois desistem, muitas vezes por ser um ambiente que ainda é dominado por homens. É preciso estudar esse fenômeno nas mulheres em fase de escolher a carreira que querem seguir e também quando essas mulheres já escolheram a carreira em uma das áreas de STEM. Além dessa compreensão, é preciso realizar ações que promovam a atração de mulheres para cursos de nível técnico ou superior nas áreas de STEM e ações que motivem as mulheres a permanecer nesses cursos e a continuar na carreira de STEM. Este projeto será executado por um grupo de mulheres denominado CINTIA (CIêNcia e Tecnologia da Informação com elAs), formado por professoras e alunas dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa qualitativa sobre o fenômeno da baixa procura e alta evasão por parte de mulheres aos cursos nas áreas de STEM. Ações serão realizadas com estudantes do ensino médio da região metropolitana do Recife. Haverá uma avaliação do impacto das ações nas escolhas das estudantes em relação à carreira profissional que elas desejam seguir.
Coordenação
Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
ctlls@cin.ufpe.br
Desenvolvimento e Aprimoramento de Sistema de Diagnóstico Sobre Permanência do Aluno (SDPA) para Turmas do Ensino Fundamental, Anos Finais
[Prestação de Serviços]
Resumo
DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DE SISTEMA DE DIAGNÓSTICO SOBRE PERMANÊNCIA DO ALUNO (SDPA) PARA TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS.
Coordenação
Alex Sandro Gomes
alex.gomes@ufpe.br
EnvelheSER Digital: Inclusão e Letramento em Computação para Idosos
[Projeto]
Resumo
O projeto "EnvelheSER Digital: Inclusão e Letramento em Computação para Idosos" visa proporcionar uma educação inclusiva e transformadora para a população idosa, abordando habilidades digitais básicas e avançadas, por meio de uma abordagem pedagógica personalizada e interdisciplinar. Em um contexto onde o acesso e a proficiência nas tecnologias digitais são cada vez mais essenciais para a participação plena na sociedade contemporânea, este projeto pretende diminuir a lacuna digital que ainda segrega os idosos. O projeto será realizado nas instalações do UNATI. O foco do "EnvelheSER Digital" é criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante, onde os idosos possam desenvolver competências em computação, desde o uso básico de dispositivos eletrônicos e navegação na internet, até a utilização de ferramentas de comunicação digital e redes sociais. Além disso, o projeto incluirá tópicos como segurança e direitos digitais e cidadania ativa na era digital. Em resumo, o projeto Por meio de oficinas práticas, aulas interativas, mentorias personalizadas e atividades colaborativas, os participantes são encorajados a explorar as potencialidades oferecidas pela tecnologia, promovendo a autonomia, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida. O projeto será apoiado por um grupo de estudantes universitários, professores e especialistas em tecnologia e educação, promovendo uma troca intergeracional de conhecimentos e experiências. Dentre os métodos pedagógicos utilizados estão estratégias de ensino ativo, que incentivam os participantes a aplicarem seus novos conhecimentos em situações do cotidiano. Espera-se que ao final do projeto, os participantes não só tenham adquirido novas habilidades técnicas, mas também tenham ampliado suas redes de suporte e interação social, promovendo um envelhecimento ativo e participativo. Além disso, almeja-se que eles se tornem cidadãos digitais mais conscientes e engajados, com acesso pleno aos benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais, e que compartilhem suas aprendizagens com suas comunidades, contribuindo assim para a formação contínua de profissionais da educação e a transformação social rumo a uma sociedade mais inclusiva e conectada.
Coordenação
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
pcart@cin.ufpe.br
Inteligência Artificial Generativa nas Escolas
[Curso]
Resumo
O projeto "Inteligência Artificial Generativa nas Escolas" visa promover a conscientização e a compreensão sobre as tecnologias de inteligência artificial generativa entre alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas da região do Recife. Através de uma série de palestras e encontros, o projeto busca explorar as potencialidades da inteligência artificial na educação, abordando suas aplicações práticas e impactos no processo de aprendizagem. As atividades serão conduzidas por alunos das graduações do Centro de Informática da UFPE, proporcionando uma experiência formativa que estimula a reflexão crítica e a criatividade dos estudantes. Ao fomentar o diálogo entre a academia e a comunidade escolar, o projeto pretende contribuir paraa formação de uma nova geração utilizadores críticos e mais preparados para as demandas do século XXI, além de fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade.
Coordenação
Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
filipe.calegario@ufpe.br
Plataforma Colaborativa para gestão e planejamento de aulas para ensino de Biotecnologia
[Serviço]
Resumo
A Biotecnologia é uma das áreas com maior taxa de crescimento no mundo, que fornecerá inúmeras oportunidades para os futuros profissionais. Os atuais estudantes de Ensino Médio chegarão em um mundo profissional onde Biotecnologia está tocando cada vez mais os vários aspectos cotidianos da vida e oferecendo soluções para muitos dos problemas que o mundo está enfrentando. Vários países já estão reconhecendo a importância de iniciar o contato com Biotecnologia no Ensino Médio, preparando os estudantes para assumirem a responsabilidade de liderarem os próximos avanços na Biotecnologia, buscando as suas aplicações. O Brasil não pode ficar para trás. Estima-se que atualmente há quase oito milhões de estudantes matriculados no Ensino Médio no País, o que é sem dúvida uma oportunidade, pois grande número de estudantes tem potencial para contribuir de maneira significativa para o futuro do nosso planeta. A melhor estratégia para disseminar a Biotecnologia no Ensino Médio é pela formação continuada de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para que possam incentivar gerações de jovens sobre esse campo. Neste sentido, a presente proposta descreve uma excelente abordagem, melhorando a tecnologia inovadora que vai facilitar a elaboraçã de aulas com temáticas da Biotecnologia, incorporando os avanços mais atuais, bem como apoiar os professore a conectar a Biotecnologia com os vários temas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Coordenação
Alex Sandro Gomes
alex.gomes@ufpe.br
Programe.py Curso de Python para iniciantes
[Curso]
Resumo
O curso Programe.py, oferecido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Informática (CIn) da UFPE, é uma ação de extensão gratuita que visa ensinar a linguagem de programação Python desde o básico. Com duração de seis semanas, o curso oferece uma abordagem flexível e prática, permitindo que os participantes aprendam no seu próprio ritmo com suporte de alunos da universidade através da plataforma Discord. O currículo abrange fundamentos da linguagem e resolução de problemas práticos, promovendo um aprendizado ativo e a autonomia dos alunos. Ao final do curso, será realizada uma prova prática presencial, , para os interessados em obter um certificado que atesta a aprovação nos conteúdos abordados, incluindo Estruturas de Repetição, Listas, Dicionários e Funções. Objetivos: Promover a Educação em Programação**: Oferecer um curso acessível e gratuito que ensine os fundamentos da linguagem de programação Python, capacitando os participantes a desenvolver competências técnicas essenciais no campo da tecnologia da informação. Fomentar a Autonomia e Flexibilidade no Aprendizado**: Proporcionar uma experiência de aprendizado flexível, que permita aos participantes organizarem seus estudos conforme sua disponibilidade, incentivando a autodisciplina e a gestão do tempo. Estimular a Prática e a Interação**: Criar um ambiente de aprendizado que enfatize a prática e a resolução de problemas, promovendo a interação entre os alunos e a equipe de tutores, através de suporte online e atividades colaborativas. Certificação de Competências Adquiridas**: Garantir a avaliação e certificação das habilidades adquiridas ao final do curso por meio de uma prova prática, atestando a proficiência dos participantes nos conteúdos abordados. Contribuir para a Inclusão Digital e Social**: Aumentar o acesso ao conhecimento em programação, contribuindo para a inclusão digital e social, e fortalecendo a formação dos indivíduos no contexto das demandas do mercado de trabalho
Coordenação
Robson do Nascimento Fidalgo
rdnf@cin.ufpe.br
Semana da Computação
[Evento]
Resumo
A SeComp CIn-UFPE é um evento anual que promove um ambiente dinâmico de aprendizado e troca de experiências, unindo a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho. Com uma abordagem multidisciplinar, o evento abrange temas técnicos e especializados, bem como discussões sobre as implicações sociais da tecnologia. As atividades incluem Talks, onde especialistas compartilham conhecimentos e insights sobre tópicos específicos, e Minicursos, que oferecem sessões práticas e interativas para um aprofundamento em áreas relevantes. A SeComp busca não apenas disseminar conhecimento, mas também fomentar a construção de redes de colaboração entre estudantes, profissionais e a sociedade, transpondo as fronteiras entre a universidade e o mercado.
Coordenação
Robson do Nascimento Fidalgo
rdnf@cin.ufpe.br
Treinamento em Deep Learning com Grafos
[Curso]
Resumo
Este projeto de extensão, realizado em parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Gol Linhas Aéreas, visa capacitar colaboradores da empresa na área de Deep Learning e Graph Neural Networks. O objetivo principal é fornecer treinamento técnico para que os participantes possam aplicar técnicas de Inteligência Artificial em processos críticos da companhia, melhorando a eficiência operacional, a manutenção preditiva de aeronaves e a personalização de serviços aos passageiros. O curso será realizado online, com aulas síncronas e mentorias especializadas, utilizando frameworks como TensorFlow e PyTorch, com acesso ao Google Colab.
Coordenação
Cleber Zanchettin
cz@cin.ufpe.br
Concluídas
Como estimular e avaliar soft skills em estudantes de Tecnologia da Informação?
[Curso]
Resumo
Nas plataformas digitais, é muito comum ver os anúncios de emprego para profissionaisde Tecnologia da Informação (TI) demandando competências pessoais e interpessoais como se comunicar bem, colaborar com outros profissionais, resolver problemas e ser criativo. Essas competências, geralmente transversais a diferentes cargos e oportunidades, muitasvezessão decisivas na contratação desses profissionais. Mas, os estudantes de TI estão preparados para essas demandas? Como nós, professores de TI, podemos estimular o desenvolvimento dessas competências e avaliar se esses estímulos estão dando certo?
Com o propósito de discutir esse assunto, praticar e compartilhar experiências, o Grupo NEXT está promovendo um curso de extensão de 20 horas para professores da área de TI no mês de Dezembro/2024. Serão disponibilizadas 20 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrições válidas, exclusivamente neste link. Este curso foi motivado pelo livro “Transforming Computing Education with Problem-Based Learning: From Educational Goals to Competencies” e faz parte de uma das ações direcionadas a inovações educacionais do Grupo de Pesquisa NEXT (http://next.cin.ufpe.br).
Dias e horários
02/12 (presencial das 9:00 às 12:00; prática remota das 14:00 às 17:00)
04/12 (presencial das 14:00 às 18:00)
09/12 (presencial das 9:00 às 12:00; prática remota das 14:00 às 17:00)
11/12 (presencial das 14:00 às 18:00)
Público-alvo: Professores de TI, qualquer curso ou nível (superior, técnico, escolar, licenciatura)
Vagas: 20 vagas (gratuitas)
Cargahorária: 20 horas
Local: Centro de Informática, UFPE – Bloco E
Link para solicitar a inscrição: http://forms.gle/n3wayHMDsSv3o5v36
Coordenação
Simone Cristiane dos Santos Lima
scs@cin.ufpe.br
Olimpíada Pernambucana de Informática
[Curso]
Resumo
A Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI) é uma iniciativa destinada a alunos do ensino fundamental, médio e primeiro ano do ensino superior, com o objetivo de promover e estimular o aprendizado em informática, matemática e lógica. Inspirada na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a OPEI proporciona uma plataforma onde os estudantes podem aplicar e testar seus conhecimentos na área, fortalecendo seu engajamento e interesse nas disciplinas de lógica de programação e raciocínio matemático, capacitando-os a terem bons resultados na OBI. Através de competições e atividades práticas, a OPEI busca contribuir para a formação acadêmica dos participantes, promovendo uma interação dialógica que liga a universidade à educação básica, e fomentando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro profissional na área de tecnologia.
Coordenação
Robson do Nascimento Fidalgo
rdnf@cin.ufpe.br
Tutoria PBL no Projeto Alive - Programa EMBRAPII CIn/UFPE
[Serviço]
Resumo
A Tutoria PBL (Problem-Based learning, em português, Aprendizagem Baseada em Problemas) de alunos(as) vinculados(as) ao "Projeto Alive" ocorre fundamentada nos objetivos do Programa EMBRAPII de Formação de RH para PD&I, sendo conduzida pela Coordenação de Formação de RH da Unidade EMBRAPII (ou Coordenação CapaCIn 4.0). Esse Programa objetiva prover capacitação em Soft Skills de integrantes dos projetos de inovação tecnológica, por meio da abordagem PBL. Planejado por ciclos, o Programa é dividido com base nas macro entregas do "Projeto Alive", iniciando por um autodiagnóstico que visa coletar a percepção dos integrantes em seu momento inicial no projeto e é usada para identificar pontos fortes e pontos de melhorias a serem trabalhados ao longo do projeto, além de permitir acompanhar seu desenvolvimento ao longo do projeto. Alinhada à execução e entrega das atividades do Projeto, acontecem os Ciclos de Avaliações, que são divididos em 5 aspectos: Resultado (solução proposta para o problema do ciclo); Processo (entendimento do processo de resolução); Desempenho (avaliação 360 sobre Soft Skills, a partir da perspectiva dos estudantes); Satisfação do Cliente (de acordo com critérios de qualidade e aceitação); Conteúdo (compreensão e conhecimento dos assuntos do projeto). Com base nele, são elaboradas as análises de resultados internas da Coordenação CapaCIn 4.0, as construções de relatórios de feedback e reuniões de feedback com os Integrantes do "Projeto Alive", apresentações de demonstrativo de resultados com a Coordenação do "Projeto Alive" e coleta de insights para intervenção. A cada 2 ciclos, é avaliada também a maturidade da capacitação PBL, visando identificar pontos de melhoria no Programa ofertado.
Coordenação
Simone Cristiane dos Santos Lima
scs@cin.ufpe.br
I Simpósio de Computação Quântica - LACIq - UFPE
[Evento]
Resumo
O Simpósio de Computação Quântica da LACIQ é um evento acadêmico e científico regional organizado pela Liga Acadêmica de Computação Quântica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento visa promover a troca de conhecimentos, experiências e inovações na área de computação quântica, reunindo estudantes, pesquisadores, professores e profissionais do setor. Na primeira edição, o evento terá como tema "Salto Quântico: Encontro Acadêmico em Computação Quântica". Serão dois dias com atividades de formação através de um workshop em simulação quântica, assim como palestras de convidados da academia e da indústria sobre o uso de ferramentas quânticas em diversas áreas.
Coordenação
Fernando Maciano de Paula Neto
fernando@cin.ufpe.br
Ações de Extensão para Formação de Líderes
[Projeto]
Resumo
O projeto “Ações de Extensão para formação de líderes” é o projeto que tem como missão desenvolver as habilidades de liderança nos alunos da UFPE através de ações de formação e vivência. Iniciado em Junho de 2022, e previamente apoiado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura por meio do Edital PIBEXC, o projeto busca novo apoio para causar transformação social agregando habilidades e competências importantíssimas para o presente e futuro das carreiras, tanto acadêmicas quanto profissionais, dos discentes da UFPE. A liderança é desenvolvida por meio de três pilares: primeiro, formação dos alunos da UFPE, por meio da organização de palestras e treinamentos de habilidades de liderança realizadas por líderes de instituições, empresas e organizações da sociedade. Neste pilar, a equipe do projeto busca trazer os líderes da sociedade e seus conhecimentos para serem compartilhados entre os estudantes das mais diversas áreas e cursos da UFPE. Segundo, realização de projetos que coloquem em prática os conhecimentos aprendidos a partir das palestras e treinamentos pelos líderes citados anteriormente. Nesse apoio, o projeto instiga seus participantes a realizarem ações que beneficiem a UFPE e seu entorno, assim os líderes já formados neste projeto de extensão colocam em prática as habilidades de liderança, beneficiando a Universidade e a sociedade. São três os projetos principais propostos: 1. acolhimento de estudantes internacionais da UFPE, 2. formação de líderes de escola pública de Pernambuco e 3. formação de liderança focada em pessoas com deficiência física. O Terceiro pilar trata da realização de ações sociais. Nesse pilar, o Projeto apoia a realização de ações de impacto direto na sociedade, como doações de pertences, doações de sangue, a fim de incentivar a formação de líderes que visem a todo momento o bem estar da sociedade.
Coordenação
Sérgio Varderlei Cavalcante
sergio.cavalcante@ufpe.br
Aprendizagem Prática em BPM: Um Projeto de Extensão Universitária
[Projeto]
Resumo
A gestão de processos de negócio, do inglês Business Process Management (BPM), desempenha um papel crucial no mundo dos negócios contemporâneos, oferecendo às organizações a capacidade de entender, analisar e otimizar seus processos internos de maneira eficaz. Através do ensino de BPM, profissionais e estudantes adquirem uma compreensão sobre como os processos de trabalho podem ser projetados, implementados, monitorados e aprimorados continuamente para alcançar eficiência operacional e excelência em serviço. Esta disciplina não só facilita a inovação e a flexibilidade em ambientes de negócios que estão sempre mudando, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, onde a tomada de decisão baseada em dados se torna a norma. Ao capacitar alunos de graduação em conhecimentos e habilidades em BPM, estamos preparando organizações para serem mais adaptáveis, competitivas e capazes de responder às demandas do mercado com agilidade. Portanto, o ensino de BPM é indispensável para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada que pode liderar a transformação organizacional e impulsionar o sucesso sustentável. O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo deste projeto de extensão é promover o ensino de gestão de processos de negócio por meio do método de Aprendizagem Baseada em Problemas aplicado em projetos priorizados por instituições parceiras. Neste projeto de extensão, os alunos matriculados na disciplina de Gestão de Processos de Negócio (GPN) do semestre 2024.1 serão divididos em times sendo cada time responsável pela condução de um projeto com uma instituição parceira. No projeto, os times aplicarão o conteúdo da disciplina de GPN realizando atividades de entendimento do problema, modelagem do processo atual, análise do processo de negócio, modelagem do processo proposto, proposta de indicadores para monitoramento do processo e desenvolvimento de um plano de implantação da solução proposta. Este projeto é conduzido de forma integrada com as disciplinas de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE) todas do 4o período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e envolve uma apresentação de kickoff e duas apresentações de status report com as entregas parciais do ciclo em avaliação. Ao final da disciplina, uma apresentação final é realizada reportando todo o processo de construção da solução. Em todas as apresentações, participam os alunos, os professores das três disciplinas e os representantes das instituições parceiras.
Coordenação
Jessyka Flavyanne Ferreira Vilela
jffv@cin.ufpe.br
Atividades do Centro de Informática na Campus Party Nordeste 2024
[Projeto]
Resumo
O projeto visa engajar docentes e alunos de diversos coletivos do Centro de Informática da UFPE para ministrarem palestras no palco de um dos maiores eventos tecnológicos do país, a Campus Party. Este evento proporciona uma oportunidade única para a disseminação de conhecimento e a promoção da inovação tecnológica, científica e acadêmica entre o grande público. Através de uma série de palestras e apresentações, o projeto pretende abordar diversas áreas temáticas trabalhadas no Centro de Informática, como ciência da computação, desenvolvimento de software, inteligência artificial, segurança da informação, acessibilidade, empreendedorismo, criatividade e muitas outras. Com isso, espera-se não apenas difundir conhecimento de ponta para os participantes do evento, mas também estimular o debate e a troca de ideias, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos e promovendo um impacto positivo e transformador na sociedade.
Coordenação
Kiev Gama
kiev@cin.ufpe.br
Comitê de Diversidade e Inclusão
[Projeto]
Resumo
Em um cenário contemporâneo marcado por movimentos sociais, debates públicos e demandas da sociedade civil por ambientes mais inclusivos e respeitosos, identifica-se a necessidade de instituições acadêmicas, como a UFPE, adotarem medidas proativas. A crescente conscientização sobre a importância da diversidade e a busca por espaços que valorizem e respeitem as diferenças individuais foram elementos cruciais que levaram à proposição do Comitê de Diversidade (CoDi) no CIn. O objetivo geral é estabelecer um espaço de acolhimento e conscientização no CIn da UFPE, com o intuito de promover o respeito, a inclusão, a empatia e a disseminação de valores alinhados a um ambiente democrático e plural. O CoDi desenvolverá ações de acolhimento, como a Semana do Calouro e Rodas de Conversa, e ações de conscientização, como palestras, debates e campanhas online. A equipe, formada por docentes, técnicos e discentes, trabalhará de forma colaborativa, garantindo a eficácia e o impacto de cada iniciativa proposta. O projeto é direcionado a alunos da UFPE, técnicos e professores, mas também se estende à comunidade externa interessada nas temáticas de diversidade e inclusão. As atividades serão realizadas no Centro de Informática (CIn) da UFPE, com algumas ações sendo disponibilizadas online para alcançar um público mais extenso.
Coordenação
Kiev Santos da Gama
kiev@cin.ufpe.br
Curso de Extensão Foundations 2024
[Curso]
Resumo
O curso de extensão propõe a realização de um curso introdutório ao desenvolvimento prático de soluções inovadoras para a plataforma iOS da Apple, direcionado a 20 estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão de Turismo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Sob a coordenação de alunos extensionistas da Apple Developer Academy da UFPE, o curso será desenvolvido utilizando o método de aprendizagem Challenge Based Learning (CBL), promovendo um ambiente educacional dinâmico e interativo. Com uma carga horária de 120 horas, a formação abrangerá aulas teóricas e práticas que irão incluir aspectos de inovação, design, programação e gestão do aprendizado. Ao final do curso, os estudantes serão capacitados a criar um aplicativo demonstrativo nas áreas de gestão ambiental ou gestão de turismo, utilizando técnicas e ferramentas de desenvolvimento para iOS. Essa iniciativa visa não apenas a formação técnica dos alunos, mas também a promoção da integração entre universidade e escola técnica, contribuindo para o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis em contextos atuais.
Coordenação
Cristiano Coelho de Araújo
cca2@cin.ufpe.br
Desenvolvendo Competências Profissionais com a Abordagem de Aprendizagem Baseada em Problemas: Um Projeto de Extensão Interdisciplinar Direcionado à Implantação de Sistemas de Gestão
[Projeto]
Resumo
O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo desta ação é desenvolver competências profissionais nos estudantes, a partir da aprendizagem interdisciplinar e ativa proporcionada pelo método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) nas disciplinas de Sistemas de Gestão Empresarial (SGE), Gestão de Processos de Negócio (GPN) e Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP). O projeto visa fortalecer a formação dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios complexos no ambiente de trabalho. Para isso, nossa abordagem envolve a colaboração entre professores, estudantes de graduação e de pós, tutores/monitores e profissionais de Gestão da Tecnologia da Informação da UFPE e do IFPE. Os membros da equipe de execução, incluindo professores e estudantes, trabalharão juntos para solucionar problemas reais que podem ser abordados por meio de projetos interdisciplinares baseados em PBL, com interações frequentes com profissionais externos ao ambiente de aprendizagem. Os problemas selecionados serão resolvidos ao longo de ciclos de aprendizagem que incluem planejamento, análise, proposição de soluções e prototipagem de sistemas de informação. Esta ação se destina a estudantes matriculados nas três disciplinas. A ação será realizada nas instalações da UFPE, bem como em setores do IFPE que contribuirão com desafios do mundo real. Este projeto de extensão visa fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, alinhando o ensino, a pesquisa e a extensão de forma a criar uma experiência educacional mais enriquecedora e relevante para todos os envolvidos.
Coordenação
Simone Cristiane dos Santos Lima
scs@cin.ufpe.br
Diga CIN ao Rec'n'Play: Participação do Centro de Informática no Rec'n'Play 2024
[Projeto]
Resumo
O projeto "Participação do Centro de Informática no evento Rec'n'Play" visa integrar a comunidade acadêmica da UFPE com iniciativas que conectam tecnologia, inovação e empreendedorismo ao público recifense. Realizado no contexto do Festival REC’n’Play, o projeto incluirá palestras, mesas redondas e minicursos, que serão conduzidos por professores e alunos do Centro de Informática, em colaboração com parceiros como o Laboratório Voxar e o grupo de robótica ROBÔCIN. A proposta almeja não apenas disseminar conhecimentos sobre as tendências tecnológicas e seu impacto social, mas também fomentar diálogos que explorem a relação entre tecnologia e as conexões humanas em um mundo em transformação. Com o tema “O Futuro nos Conecta”, o projeto busca promover uma interação dialógica entre a academia e a sociedade, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura empreendedora e inovadora na região.
Coordenação
Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
filipe.calegario@ufpe.br
Fortalecendo a Experiência do Estudante com Aprendizado Integrado: Um Projeto de Extensão Interdisciplinar de Implantação de Sistemas de Informação
[Projeto]
Resumo
O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo desta ação é promover a aprendizagem interdisciplinar e ativa por meio do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) nas disciplinas de Gestão de Processos de Negócio (GPN), Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE). O projeto visa fortalecer a formação dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios complexos no ambiente de trabalho. Nossa abordagem envolve a colaboração entre professores, estudantes de graduação e de pós, tutores e monitores e servidores da UFPE e do IFPE. Os membros da equipe de execução, incluindo professores e estudantes, trabalharão juntos para solucionar problemas reais que podem ser abordados por meio de projetos interdisciplinares baseados em PBL. Os problemas selecionados serão resolvidos ao longo de ciclos de aprendizado que incluem planejamento, análise, proposição de soluções e prototipagem. Esta ação se destina a estudantesmatriculados nas três disciplina. A ação será realizada nas instalações da UFPE, bem como em setores do IFPE que contribuirão com desafios do mundo real. Este projeto de extensão visa fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, alinhando o ensino, a pesquisa e a extensão de forma a criar uma experiência educacional mais enriquecedora e relevante para todos os envolvidos.
Coordenação
Jéssyka Flavyanne Ferreira Vilela
jffv@cin.ufpe.br
Pernambuco Seminar on Visualization and Sustainability (PSVS24)
[Evento]
Resumo
O Pernambuco Seminar on Visualizationand Sustainability (PSVS24) é um evento de extensão que será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro em Recife, organizado pelo Centro de Informática da UFPE. O evento tem como objetivo reunir uma diversidade de pesquisadores internacionais, ativistas, empresários e legisladores interessados nas áreas de computação e sustentabilidade. Contará com palestras, mesas redondas e minicursos conduzidos por renomados pesquisadores na área de Visualização de Dados e Interação Humano-Computador, além de proporcionar uma plataforma de discussão e desenvolvimento de projetos colaborativos focados em impacto positivo ao meio ambiente. Serão abertas 25 vagas para alunos de pós-graduação ou jovens pesquisadores que tenham contribuído significativamente nas áreas temáticas do evento. Esses alunos participarão ativamente das atividades e serão integrados em grupos de discussão facilitados pelos tutores, trabalhando na identificação e resolução de problemas reais relacionados à sustentabilidade. Além dos alunos e pesquisadores, o evento envolverá cerca de 60 pessoas, incluindo a comissão organizadora e a comunidade local. Os primeiros dias do seminário serão abertos público geral, com uma previsão de até 300 participantes. As atividades acontecerão no Centro de Informática e no Porto Digital, com transmissão online para um alcance mais amplo. A organização terá o apoio de estudantes voluntários, que contribuirão em várias frentes, desde a organização e planejamento da infraestrutura, desenvolvimento do site do evento, registro e acompanhamento de participantes, até a criação e manutenção de conteúdo para mídias sociais e monitoria dos minicursos. O PSVS24 visa não apenas promover a troca de conhecimentos entre academia e sociedade, mas também estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, reforçando o papel da Universidade como agente de transformação social.
Coordenação
Luiz Augusto de Macedo Morais
lamm@cin.ufpe.br
Princípios Matemáticos para Computação 2024.1
[Curso]
Resumo
Princípios Matemáticos para Computação é um Curso de Extensão vinculado ao Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que objetiva ajudar a nivelar matematicamente os alunos que pretendem ou que vão ingressar num dos cursos afins à Ciência da Computação (por exemplo, Sistema de Informação, Engenharia da Computação). A equipe de execução contempla Anjolina Grisi de Oliveira, Nivan Roberto Ferreira Júnior e Pedro Machado Manhães de Castro, professores vinculados ao CIn. Os professores que farão parte do corpo executor do projeto estão ministrando disciplinas de matemática no primeiro período dos cursos oferecidos no CIn e possuem vasta experiência sobre o desvelamento das lacunas de formação mais comuns que os alunos ingressantes apresentam em matemática elementar. Em face do conhecimento dessas particularidades oriundas do ensino médio brasileiro, os professores entendem que haja a necessidade de auxiliar os alunos a entenderem suas fragilidades em relação à sua base matemática e buscarem resolvê-las de forma individual, assim apresentando um corpo de assuntos fundamentais, porém, indispensáveis para a matemática na computação. O curso então objetiva apresentar aos alunos uma visão crítica sobre um corpo elementar essencial de assuntos fundamentais em matemática discreta e contínua. O curso será realizado no Google Meet e consistirá em cinco aulas que serão distribuídas na semana, sendo 4 horas por dia de segunda (08/04) a sexta (12/04), além de 20h de atividades extras com exercícios, totalizando 40 horas. O horário da aula será de 17-21h. Espera-se, com o curso, um impacto positivo na formação do estudante. Mais precisamente, espera-se que o aluno consiga perceber suas lacunas e desenvolva capacidade de preenchê-las de maneira autônoma na sequência de sua formação.
Coordenação
Pedro Machado Manhães de Castro
pmmc@cin.ufpe.br
Princípios Matemáticos para Computação 2024.2
[Curso]
Resumo
Princípios Matemáticos para Computação é um Curso de Extensão vinculado ao Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que objetiva ajudar a nivelar matematicamente os alunos que pretendem ou que vão ingressar num dos cursos afins à Ciência da Computação (por exemplo, Sistema de Informação, Engenharia da Computação). A equipe de execução contempla Anjolina Grisi de Oliveira, Nivan Roberto Ferreira Júnior e Pedro Machado Manhães de Castro, professores vinculados ao CIn. Os professores que farão parte do corpo executor do projeto estão ministrando disciplinas de matemática no primeiro período dos cursos oferecidos no CIn e possuem vasta experiência sobre o desvelamento das lacunas de formação mais comuns que os alunos ingressantes apresentam em matemática elementar. Em face do conhecimento dessas particularidades oriundas do ensino médio brasileiro, os professores entendem que haja a necessidade de auxiliar os alunos a entenderem suas fragilidades em relação à sua base matemática e buscarem resolvê-las de forma individual, assim apresentando um corpo de assuntos fundamentais, porém, indispensáveis para a matemática na computação. O curso então objetiva apresentar aos alunos uma visão crítica sobre um corpo elementar essencial de assuntos fundamentais em matemática discreta e contínua. O curso será realizado no Google Meet e consistirá em cinco aulas que serão distribuídas na semana, sendo 4 horas por dia de segunda (04/11) a sexta (08/11), além de 20h de atividades extras com exercícios, totalizando 40 horas. O horário da aula será de 17-21h. Espera-se, com o curso, um impacto positivo na formação do estudante. Mais precisamente, espera-se que o aluno consiga perceber suas lacunas e desenvolva capacidade de preenchê-las de maneira autônoma na sequência de sua formação.
Coordenação
Pedro Machado Manhães de Castro
pmmc@cin.ufpe.br
Promovendo a Aprendizagem de gestão de projetos através do uso de PBL: Uma Iniciativa de Extensão Universitária
[Projeto]
Resumo
A gestão de projetos é uma habilidade essencial para profissionais em todas as áreas. Ela envolve o planejamento, execução e controle de projetos, garantindo que metas sejam alcançadas dentro do prazo e do orçamento estabelecidos. No escopo do desenvolvimento e/ou implantação de sistemas de informação, a gestão de projetos desempenha um papel crucial para o sucesso dos projetos. No entanto, muitas vezes, os métodos tradicionais de ensino não conseguem proporcionar uma experiência prática e imersiva para os estudantes. Nesse contexto, surge a iniciativa deste projeto, que busca transmitir o conhecimento sobre gestão de projetos aos alunos através do uso de PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas – do inglês Problem-Based Learning)”. O PBL é uma abordagem pedagógica que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, desafiando- os a resolver problemas do mundo real. Assim, este projeto visa: 1. Integrar Teoria e Prática, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos teóricos de gestão de projetos em cenários reais. 2. Desenvolver Habilidades Essenciais, capacitando os participantes dos projetos com habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisões. 3. Estimular a Criatividade e a Inovação, incentivando soluções criativas para desafios complexos. 4. Conectar-se com a Comunidade, colaborando com organizações locais para resolver problemas reais enfrentados por elas. Ao adotar o PBL, acreditamos que os estudantes não apenas aprenderão sobre gestão de projetos, mas também se tornarão agentes de mudança, preparados para enfrentar os desafios do mundo profissional. Este projeto não só facilita a inovação e a flexibilidade em ambientes de negócios que estão sempre mudando, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, onde a tomada de decisão baseada em dados se torna a norma. Ao capacitar alunos de graduação em conhecimentos e habilidades em gestão de projetos, estamos preparando estes indivíduos para serem mais adaptáveis, competitivos e capazes de responder às demandas do mercado com agilidade. Portanto, o ensino de gestão de projetos é indispensável para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada que pode liderar a transformação organizacional e impulsionar o sucesso sustentável. O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo deste projeto de extensão é promover o ensino de gestão de projetos por meio do uso de PBL aplicado em projetos priorizados por instituições parceiras. Neste projeto de extensão, os alunos matriculados na disciplina de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) do semestre 2024.1 serão divididos em equipes sendo cada equipe responsável pela condução de um projeto com uma instituição parceira. No projeto, as equipes aplicarão o conteúdo da disciplina de PGP realizando atividades de entendimento do problema; definição do escopo do projeto; estimativas de prazo, custos e riscos; definição de recursos para os projetos; planejamento das comunicações realizadas durante a execução dos projetos; bem como monitoramento do progresso dos projetos. Ao final dos projetos, será entregue um plano de desenvolvimento e/ou implantação das soluções propostas para os problemas identificados. Este projeto é conduzido de forma integrada com as disciplinas de Gestão de Processos de Negócios (GPN) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE), todas do 4o período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e envolve uma apresentação de kickoff e duas apresentações de status report com as entregas parciais do ciclo em avaliação. Ao final da disciplina, uma apresentação final é realizada reportando todo o processo de construção da solução. Em todas as apresentações, participam os alunos, os professores das três disciplinas e os representantes das instituições parceiras.
Coordenação
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
amlv@cin.ufpe.br
Talk a Bit
[Projeto]
Resumo
O evento Talk a Bit será realizado no Centro de Informática da UFPE nos dias 21 e 22 de novembro, com o objetivo de promover a interação entre os estudantes e o mercado de tecnologia. Visando facilitar a troca de experiências e o networking, o evento reunirá alunos do CIn, de outros centros da UFPE e de universidades da região metropolitana do Recife. Através de palestras, workshops e mesas-redondas, os participantes terão a oportunidade de se conectar com profissionais da área, discutir tendências do setor, e explorar oportunidades de carreira e inovação. Talk a Bit propõe um ambiente colaborativo que beneficia tanto os estudantes, na sua formação acadêmica e profissional, quanto as empresas, que poderão identificar e atrair novos talentos.
Coordenação
Cleber Zanchettin
cz@cin.ufpe.br