Portfólio de Ações de Extensão

2024

Em execução

CS_Women: promovendo a equidade de gênero em Computação

[Projeto] 

Resumo

O número de mulheres presentes nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Math - STEM) é bem inferior ao número de homens. Em muitos casos, as mulheres acreditam que não pertencem às áreas de STEM. Em outros casos elas ingressam em uma das áreas de STEM e pouco tempo depois desistem, muitas vezes por ser um ambiente que ainda é dominado por homens. É preciso estudar esse fenômeno nas mulheres em fase de escolher a carreira que querem seguir e também quando essas mulheres já escolheram a carreira em uma das áreas de STEM. Além dessa compreensão, é preciso realizar ações que promovam a atração de mulheres para cursos de nível técnico ou superior nas áreas de STEM e ações que motivem as mulheres a permanecer nesses cursos e a continuar na carreira de STEM. Este projeto será executado por um grupo de mulheres denominado CINTIA (CIêNcia e Tecnologia da Informação com elAs), formado por professoras e alunas dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa qualitativa sobre o fenômeno da baixa procura e alta evasão por parte de mulheres aos cursos nas áreas de STEM. Ações serão realizadas com estudantes do ensino médio da região metropolitana do Recife. Haverá uma avaliação do impacto das ações nas escolhas das estudantes em relação à carreira profissional que elas desejam seguir.

Coordenação

Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann

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ctlls@cin.ufpe.br

Tutoria PBL no Projeto Alive - Programa EMBRAPII CIn/UFPE

[Serviço]

Resumo

A Tutoria PBL (Problem-Based learning, em português, Aprendizagem Baseada em Problemas) de alunos(as) vinculados(as) ao "Projeto Alive" ocorre fundamentada nos objetivos do Programa EMBRAPII de Formação de RH para PD&I, sendo conduzida pela Coordenação de Formação de RH da Unidade EMBRAPII (ou Coordenação CapaCIn 4.0). Esse Programa objetiva prover capacitação em Soft Skills de integrantes dos projetos de inovação tecnológica, por meio da abordagem PBL. Planejado por ciclos, o Programa é dividido com base nas macro entregas do "Projeto Alive", iniciando por um autodiagnóstico que visa coletar a percepção dos integrantes em seu momento inicial no projeto e é usada para identificar pontos fortes e pontos de melhorias a serem trabalhados ao longo do projeto, além de permitir acompanhar seu desenvolvimento ao longo do projeto. Alinhada à execução e entrega das atividades do Projeto, acontecem os Ciclos de Avaliações, que são divididos em 5 aspectos: Resultado (solução proposta para o problema do ciclo); Processo (entendimento do processo de resolução); Desempenho (avaliação 360 sobre Soft Skills, a partir da perspectiva dos estudantes); Satisfação do Cliente (de acordo com critérios de qualidade e aceitação); Conteúdo (compreensão e conhecimento dos assuntos do projeto). Com base nele, são elaboradas as análises de resultados internas da Coordenação CapaCIn 4.0, as construções de relatórios de feedback e reuniões de feedback com os Integrantes do "Projeto Alive", apresentações de demonstrativo de resultados com a Coordenação do "Projeto Alive" e coleta de insights para intervenção. A cada 2 ciclos, é avaliada também a maturidade da capacitação PBL, visando identificar pontos de melhoria no Programa ofertado.

Coordenação

Simone Cristiane dos Santos Lima

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scs@cin.ufpe.br

Promovendo a Aprendizagem de gestão de processos de negócio através do PBL: Uma Iniciativa de Extensão Universitária

[Projeto]

Resumo

A gestão de projetos é uma habilidade essencial para profissionais em todas as áreas. Ela envolve o planejamento, execução e controle de projetos, garantindo que metas sejam alcançadas dentro do prazo e do orçamento estabelecidos. No escopo do desenvolvimento e/ou implantação de sistemas de informação, a gestão de projetos desempenha um papel crucial para o sucesso dos projetos. No entanto, muitas vezes, os métodos tradicionais de ensino não conseguem proporcionar uma experiência prática e imersiva para os estudantes. Nesse contexto, surge a iniciativa deste projeto, que busca transmitir o conhecimento sobre gestão de projetos aos alunos através do uso de PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas – do inglês Problem-Based Learning)”. O PBL é uma abordagem pedagógica que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, desafiando- os a resolver problemas do mundo real. Assim, este projeto visa: 1. Integrar Teoria e Prática, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos teóricos de gestão de projetos em cenários reais. 2. Desenvolver Habilidades Essenciais, capacitando os participantes dos projetos com habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisões. 3. Estimular a Criatividade e a Inovação, incentivando soluções criativas para desafios complexos. 4. Conectar-se com a Comunidade, colaborando com organizações locais para resolver problemas reais enfrentados por elas. Ao adotar o PBL, acreditamos que os estudantes não apenas aprenderão sobre gestão de projetos, mas também se tornarão agentes de mudança, preparados para enfrentar os desafios do mundo profissional. Este projeto não só facilita a inovação e a flexibilidade em ambientes de negócios que estão sempre mudando, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, onde a tomada de decisão baseada em dados se torna a norma. Ao capacitar alunos de graduação em conhecimentos e habilidades em gestão de projetos, estamos preparando estes indivíduos para serem mais adaptáveis, competitivos e capazes de responder às demandas do mercado com agilidade. Portanto, o ensino de gestão de projetos é indispensável para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada que pode liderar a transformação organizacional e impulsionar o sucesso sustentável. O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo deste projeto de extensão é promover o ensino de gestão de projetos por meio do uso de PBL aplicado em projetos priorizados por instituições parceiras. Neste projeto de extensão, os alunos matriculados na disciplina de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) do semestre 2024.1 serão divididos em equipes sendo cada equipe responsável pela condução de um projeto com uma instituição parceira. No projeto, as equipes aplicarão o conteúdo da disciplina de PGP realizando atividades de entendimento do problema; definição do escopo do projeto; estimativas de prazo, custos e riscos; definição de recursos para os projetos; planejamento das comunicações realizadas durante a execução dos projetos; bem como monitoramento do progresso dos projetos. Ao final dos projetos, será entregue um plano de desenvolvimento e/ou implantação das soluções propostas para os problemas identificados. Este projeto é conduzido de forma integrada com as disciplinas de Gestão de Processos de Negócios (GPN) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE), todas do 4o período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e envolve uma apresentação de kickoff e duas apresentações de status report com as entregas parciais do ciclo em avaliação. Ao final da disciplina, uma apresentação final é realizada reportando todo o processo de construção da solução. Em todas as apresentações, participam os alunos, os professores das três disciplinas e os representantes das instituições parceiras.

Coordenação

Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

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amlv@cin.ufpe.br

Aprendizagem Prática em BPM: Um Projeto de Extensão Universitária

[Projeto]

Resumo

A gestão de processos de negócio, do inglês Business Process Management (BPM), desempenha um papel crucial no mundo dos negócios contemporâneos, oferecendo às organizações a capacidade de entender, analisar e otimizar seus processos internos de maneira eficaz. Através do ensino de BPM, profissionais e estudantes adquirem uma compreensão sobre como os processos de trabalho podem ser projetados, implementados, monitorados e aprimorados continuamente para alcançar eficiência operacional e excelência em serviço. Esta disciplina não só facilita a inovação e a flexibilidade em ambientes de negócios que estão sempre mudando, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, onde a tomada de decisão baseada em dados se torna a norma. Ao capacitar alunos de graduação em conhecimentos e habilidades em BPM, estamos preparando organizações para serem mais adaptáveis, competitivas e capazes de responder às demandas do mercado com agilidade. Portanto, o ensino de BPM é indispensável para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada que pode liderar a transformação organizacional e impulsionar o sucesso sustentável. O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo deste projeto de extensão é promover o ensino de gestão de processos de negócio por meio do método de Aprendizagem Baseada em Problemas aplicado em projetos priorizados por instituições parceiras. Neste projeto de extensão, os alunos matriculados na disciplina de Gestão de Processos de Negócio (GPN) do semestre 2024.1 serão divididos em times sendo cada time responsável pela condução de um projeto com uma instituição parceira. No projeto, os times aplicarão o conteúdo da disciplina de GPN realizando atividades de entendimento do problema, modelagem do processo atual, análise do processo de negócio, modelagem do processo proposto, proposta de indicadores para monitoramento do processo e desenvolvimento de um plano de implantação da solução proposta. Este projeto é conduzido de forma integrada com as disciplinas de Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE) todas do 4o período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e envolve uma apresentação de kickoff e duas apresentações de status report com as entregas parciais do ciclo em avaliação. Ao final da disciplina, uma apresentação final é realizada reportando todo o processo de construção da solução. Em todas as apresentações, participam os alunos, os professores das três disciplinas e os representantes das instituições parceiras.

Coordenação

Jessyka Flavyanne Ferreira Vilela

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jffv@cin.ufpe.br

Pernambuco Seminar on Visualization and Sustainability (PSVS24)

[Evento]

Resumo

O Pernambuco Seminar on Visualizationand Sustainability (PSVS24) é um evento de extensão que será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro em Recife, organizado pelo Centro de Informática da UFPE. O evento tem como objetivo reunir uma diversidade de pesquisadores internacionais, ativistas, empresários e legisladores interessados nas áreas de computação e sustentabilidade. Contará com palestras, mesas redondas e minicursos conduzidos por renomados pesquisadores na área de Visualização de Dados e Interação Humano-Computador, além de proporcionar uma plataforma de discussão e desenvolvimento de projetos colaborativos focados em impacto positivo ao meio ambiente. Serão abertas 25 vagas para alunos de pós-graduação ou jovens pesquisadores que tenham contribuído significativamente nas áreas temáticas do evento. Esses alunos participarão ativamente das atividades e serão integrados em grupos de discussão facilitados pelos tutores, trabalhando na identificação e resolução de problemas reais relacionados à sustentabilidade. Além dos alunos e pesquisadores, o evento envolverá cerca de 60 pessoas, incluindo a comissão organizadora e a comunidade local. Os primeiros dias do seminário serão abertos público geral, com uma previsão de até 300 participantes. As atividades acontecerão no Centro de Informática e no Porto Digital, com transmissão online para um alcance mais amplo. A organização terá o apoio de estudantes voluntários, que contribuirão em várias frentes, desde a organização e planejamento da infraestrutura, desenvolvimento do site do evento, registro e acompanhamento de participantes, até a criação e manutenção de conteúdo para mídias sociais e monitoria dos minicursos. O PSVS24 visa não apenas promover a troca de conhecimentos entre academia e sociedade, mas também estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, reforçando o papel da Universidade como agente de transformação social.

Coordenação

Luiz Augusto de Macedo Morais

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lamm@cin.ufpe.br

Curso de Extensão Foundations 2024

[Curso]

Resumo

O curso de extensão propõe a realização de um curso introdutório ao desenvolvimento prático de soluções inovadoras para a plataforma iOS da Apple, direcionado a 20 estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão de Turismo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Sob a coordenação de alunos extensionistas da Apple Developer Academy da UFPE, o curso será desenvolvido utilizando o método de aprendizagem Challenge Based Learning (CBL), promovendo um ambiente educacional dinâmico e interativo. Com uma carga horária de 120 horas, a formação abrangerá aulas teóricas e práticas que irão incluir aspectos de inovação, design, programação e gestão do aprendizado. Ao final do curso, os estudantes serão capacitados a criar um aplicativo demonstrativo nas áreas de gestão ambiental ou gestão de turismo, utilizando técnicas e ferramentas de desenvolvimento para iOS. Essa iniciativa visa não apenas a formação técnica dos alunos, mas também a promoção da integração entre universidade e escola técnica, contribuindo para o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis em contextos atuais. 

Coordenação

Cristiano Coelho de Araújo

Email

cca2@cin.ufpe.br

EnvelheSER Digital: Inclusão e Letramento em Computação para Idosos

[Projeto]

Resumo

O projeto "EnvelheSER Digital: Inclusão e Letramento em Computação para Idosos" visa proporcionar uma educação inclusiva e transformadora para a população idosa, abordando habilidades digitais básicas e avançadas, por meio de uma abordagem pedagógica personalizada e interdisciplinar. Em um contexto onde o acesso e a proficiência nas tecnologias digitais são cada vez mais essenciais para a participação plena na sociedade contemporânea, este projeto pretende diminuir a lacuna digital que ainda segrega os idosos. O projeto será realizado nas instalações do UNATI. O foco do "EnvelheSER Digital" é criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante, onde os idosos possam desenvolver competências em computação, desde o uso básico de dispositivos eletrônicos e navegação na internet, até a utilização de ferramentas de comunicação digital e redes sociais. Além disso, o projeto incluirá tópicos como segurança e direitos digitais e cidadania ativa na era digital. Em resumo, o projeto Por meio de oficinas práticas, aulas interativas, mentorias personalizadas e atividades colaborativas, os participantes são encorajados a explorar as potencialidades oferecidas pela tecnologia, promovendo a autonomia, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida. O projeto será apoiado por um grupo de estudantes universitários, professores e especialistas em tecnologia e educação, promovendo uma troca intergeracional de conhecimentos e experiências. Dentre os métodos pedagógicos utilizados estão estratégias de ensino ativo, que incentivam os participantes a aplicarem seus novos conhecimentos em situações do cotidiano. Espera-se que ao final do projeto, os participantes não só tenham adquirido novas habilidades técnicas, mas também tenham ampliado suas redes de suporte e interação social, promovendo um envelhecimento ativo e participativo. Além disso, almeja-se que eles se tornem cidadãos digitais mais conscientes e engajados, com acesso pleno aos benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais, e que compartilhem suas aprendizagens com suas comunidades, contribuindo assim para a formação contínua de profissionais da educação e a transformação social rumo a uma sociedade mais inclusiva e conectada.

Coordenação

Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

Email

pcart@cin.ufpe.br

I Simpósio de Computação Quântica - LACIq - UFPE 

[Evento] 

Resumo

O Simpósio de Computação Quântica da LACIQ é um evento acadêmico e científico regional organizado pela Liga Acadêmica de Computação Quântica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento visa promover a troca de conhecimentos, experiências e inovações na área de computação quântica, reunindo estudantes, pesquisadores, professores e profissionais do setor. Na primeira edição, o evento terá como tema "Salto Quântico: Encontro Acadêmico em Computação Quântica". Serão dois dias com atividades de formação através de um workshop em simulação quântica, assim como palestras de convidados da academia e da indústria sobre o uso de ferramentas quânticas em diversas áreas.

Coordenação

Fernando Maciano de Paula Neto

Email

fernando@cin.ufpe.br

Comitê de Diversidade e Inclusão

[Projeto]

Resumo

Em um cenário contemporâneo marcado por movimentos sociais, debates públicos e demandas da sociedade civil por ambientes mais inclusivos e respeitosos, identifica-se a necessidade de instituições acadêmicas, como a UFPE, adotarem medidas proativas. A crescente conscientização sobre a importância da diversidade e a busca por espaços que valorizem e respeitem as diferenças individuais foram elementos cruciais que levaram à proposição do Comitê de Diversidade (CoDi) no CIn. O objetivo geral é estabelecer um espaço de acolhimento e conscientização no CIn da UFPE, com o intuito de promover o respeito, a inclusão, a empatia e a disseminação de valores alinhados a um ambiente democrático e plural. O CoDi desenvolverá ações de acolhimento, como a Semana do Calouro e Rodas de Conversa, e ações de conscientização, como palestras, debates e campanhas online. A equipe, formada por docentes, técnicos e discentes, trabalhará de forma colaborativa, garantindo a eficácia e o impacto de cada iniciativa proposta. O projeto é direcionado a alunos da UFPE, técnicos e professores, mas também se estende à comunidade externa interessada nas temáticas de diversidade e inclusão. As atividades serão realizadas no Centro de Informática (CIn) da UFPE, com algumas ações sendo disponibilizadas online para alcançar um público mais extenso.

Coordenação

Kiev Santos da Gama

Email

kiev@cin.ufpe.br

Plataforma Colaborativa para gestão e planejamento de aulas para ensino de Biotecnologia

[Serviço]

Resumo

A Biotecnologia é uma das áreas com maior taxa de crescimento no mundo, que fornecerá inúmeras oportunidades para os futuros profissionais. Os atuais estudantes de Ensino Médio chegarão em um mundo profissional onde Biotecnologia está tocando cada vez mais os vários aspectos cotidianos da vida e oferecendo soluções para muitos dos problemas que o mundo está enfrentando. Vários países já estão reconhecendo a importância de iniciar o contato com Biotecnologia no Ensino Médio, preparando os estudantes para assumirem a responsabilidade de liderarem os próximos avanços na Biotecnologia, buscando as suas aplicações. O Brasil não pode ficar para trás. Estima-se que atualmente há quase oito milhões de estudantes matriculados no Ensino Médio no País, o que é sem dúvida uma oportunidade, pois grande número de estudantes tem potencial para contribuir de maneira significativa para o futuro do nosso planeta. A melhor estratégia para disseminar a Biotecnologia no Ensino Médio é pela formação continuada de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para que possam incentivar gerações de jovens sobre esse campo. Neste sentido, a presente proposta descreve uma excelente abordagem, melhorando a tecnologia inovadora que vai facilitar a elaboraçã de aulas com temáticas da Biotecnologia, incorporando os avanços mais atuais, bem como apoiar os professore a conectar a Biotecnologia com os vários temas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Coordenação

Alex Sandro Gomes

Email

alex.gomes@ufpe.br

Concluídas

Princípios Matemáticos para Computação

[Curso]

Resumo

Princípios Matemáticos para Computação é um Curso de Extensão vinculado ao Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que objetiva ajudar a nivelar matematicamente os alunos que pretendem ou que vão ingressar num dos cursos afins à Ciência da Computação (por exemplo, Sistema de Informação, Engenharia da Computação). A equipe de execução contempla Anjolina Grisi de Oliveira, Nivan Roberto Ferreira Júnior e Pedro Machado Manhães de Castro, professores vinculados ao CIn. Os professores que farão parte do corpo executor do projeto estão ministrando disciplinas de matemática no primeiro período dos cursos oferecidos no CIn e possuem vasta experiência sobre o desvelamento das lacunas de formação mais comuns que os alunos ingressantes apresentam em matemática elementar. Em face do conhecimento dessas particularidades oriundas do ensino médio brasileiro, os professores entendem que haja a necessidade de auxiliar os alunos a entenderem suas fragilidades em relação à sua base matemática e buscarem resolvê-las de forma individual, assim apresentando um corpo de assuntos fundamentais, porém, indispensáveis para a matemática na computação. O curso então objetiva apresentar aos alunos uma visão crítica sobre um corpo elementar essencial de assuntos fundamentais em matemática discreta e contínua. O curso será realizado no Google Meet e consistirá em cinco aulas que serão distribuídas na semana, sendo 4 horas por dia de segunda (08/04) a sexta (12/04), além de 20h de atividades extras com exercícios, totalizando 40 horas. O horário da aula será de 17-21h. Espera-se, com o curso, um impacto positivo na formação do estudante. Mais precisamente, espera-se que o aluno consiga perceber suas lacunas e desenvolva capacidade de preenchê-las de maneira autônoma na sequência de sua formação.

Coordenação

Pedro Machado Manhães de Castro

Email

pmmc@cin.ufpe.br

Ações de Extensão para Formação de Líderes

[Projeto]

Resumo

O projeto “Ações de Extensão para formação de líderes” é o projeto que tem como missão desenvolver as habilidades de liderança nos alunos da UFPE através de ações de formação e vivência. Iniciado em Junho de 2022, e previamente apoiado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura por meio do Edital PIBEXC, o projeto busca novo apoio para causar transformação social agregando habilidades e competências importantíssimas para o presente e futuro das carreiras, tanto acadêmicas quanto profissionais, dos discentes da UFPE. A liderança é desenvolvida por meio de três pilares: primeiro, formação dos alunos da UFPE, por meio da organização de palestras e treinamentos de habilidades de liderança realizadas por líderes de instituições, empresas e organizações da sociedade. Neste pilar, a equipe do projeto busca trazer os líderes da sociedade e seus conhecimentos para serem compartilhados entre os estudantes das mais diversas áreas e cursos da UFPE. Segundo, realização de projetos que coloquem em prática os conhecimentos aprendidos a partir das palestras e treinamentos pelos líderes citados anteriormente. Nesse apoio, o projeto instiga seus participantes a realizarem ações que beneficiem a UFPE e seu entorno, assim os líderes já formados neste projeto de extensão colocam em prática as habilidades de liderança, beneficiando a Universidade e a sociedade. São três os projetos principais propostos: 1. acolhimento de estudantes internacionais da UFPE, 2. formação de líderes de escola pública de Pernambuco e 3. formação de liderança focada em pessoas com deficiência física. O Terceiro pilar trata da realização de ações sociais. Nesse pilar, o Projeto apoia a realização de ações de impacto direto na sociedade, como doações de pertences, doações de sangue, a fim de incentivar a formação de líderes que visem a todo momento o bem estar da sociedade.

Coordenação

Sérgio Varderlei Cavalcante

Email

sergio.cavalcante@ufpe.br

Fortalecendo a Experiência do Estudante com Aprendizado Integrado: Um Projeto de Extensão Interdisciplinar de Implantação de Sistemas de Informação

[Projeto]

Resumo

O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo desta ação é promover a aprendizagem interdisciplinar e ativa por meio do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) nas disciplinas de Gestão de Processos de Negócio (GPN), Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP) e Sistemas de Gestão Empresarial (SGE). O projeto visa fortalecer a formação dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios complexos no ambiente de trabalho. Nossa abordagem envolve a colaboração entre professores, estudantes de graduação e de pós, tutores e monitores e servidores da UFPE e do IFPE. Os membros da equipe de execução, incluindo professores e estudantes, trabalharão juntos para solucionar problemas reais que podem ser abordados por meio de projetos interdisciplinares baseados em PBL. Os problemas selecionados serão resolvidos ao longo de ciclos de aprendizado que incluem planejamento, análise, proposição de soluções e prototipagem. Esta ação se destina a estudantesmatriculados nas três disciplina. A ação será realizada nas instalações da UFPE, bem como em setores do IFPE que contribuirão com desafios do mundo real. Este projeto de extensão visa fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, alinhando o ensino, a pesquisa e a extensão de forma a criar uma experiência educacional mais enriquecedora e relevante para todos os envolvidos.

Coordenação

Jéssyka Flavyanne Ferreira Vilela

Email

jffv@cin.ufpe.br

Desenvolvendo Competências Profissionais com a Abordagem de Aprendizagem Baseada em Problemas: Um Projeto de Extensão Interdisciplinar Direcionado à Implantação de Sistemas de Gestão

[Projeto]

Resumo

O cenário atual da educação superior requer uma abordagem inovadora e interdisciplinar para preparar os estudantes para os desafios do mundo real. Esta proposta de ação de extensão universitária surge em resposta à crescente necessidade de promover uma aprendizagem mais integrada e aplicada, envolvendo não apenas a comunidade acadêmica, mas também diversos elementos da sociedade. O objetivo desta ação é desenvolver competências profissionais nos estudantes, a partir da aprendizagem interdisciplinar e ativa proporcionada pelo método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) nas disciplinas de Sistemas de Gestão Empresarial (SGE), Gestão de Processos de Negócio (GPN) e Planejamento e Gerenciamento de Projetos (PGP). O projeto visa fortalecer a formação dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios complexos no ambiente de trabalho. Para isso, nossa abordagem envolve a colaboração entre professores, estudantes de graduação e de pós, tutores/monitores e profissionais de Gestão da Tecnologia da Informação da UFPE e do IFPE. Os membros da equipe de execução, incluindo professores e estudantes, trabalharão juntos para solucionar problemas reais que podem ser abordados por meio de projetos interdisciplinares baseados em PBL, com interações frequentes com profissionais externos ao ambiente de aprendizagem. Os problemas selecionados serão resolvidos ao longo de ciclos de aprendizagem que incluem planejamento, análise, proposição de soluções e prototipagem de sistemas de informação. Esta ação se destina a estudantes matriculados nas três disciplinas. A ação será realizada nas instalações da UFPE, bem como em setores do IFPE que contribuirão com desafios do mundo real. Este projeto de extensão visa fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, alinhando o ensino, a pesquisa e a extensão de forma a criar uma experiência educacional mais enriquecedora e relevante para todos os envolvidos.

Coordenação

Simone Cristiane dos Santos Lima

Email

scs@cin.ufpe.br